Este post é a segunda parte sobre termeletricidade. O efeito Thomson é um fenômeno termelétrico reversível e relacionado com os efeitos Seebeck e Peltier.
Recomendo que leia o post sobre os efeitos Seebeck e Peltier antes de continuar.
Efeitos Seebeck e PeltierClique aqui
Coeficiente de Seebeck
Acrescentando informações importantes sobre os outros dois fenômenos termelétricos reversíveis. A equação da densidade de corrente em um condutor durante o efeito Seebeck é:
- é a condutividade do material.
- é a diferença de potencial.
- é a força eletromotriz.
Cálculo da força eletromotriz.
- é o coeficiente de Seebeck em V/K (volt/kelvin).
- é a diferença de temperatura entre as junções.
O coeficiente de Seebeck também pode ser calculado desta forma.
- e são as variações de tensão e temperatura respectivamente.

Coeficiente de Peltier
Abaixo é a equação do calor absorvido ou transmitido por unidade de tempo na junção pelo efeito Peltier.
e são os coeficientes de Peltier dos materiais A e B, representam a quantidade de calor por carga elétrica em Joule/Coulomb (J/C). é a corrente elétrica. O coeficiente de Peltier pode ser calculado a partir do coeficiente de Seebeck.
- é a diferença de temperatura entre as junções.
- .
O efeito Thomson
Foi descoberto na década de 1850, pelo físico, matemático e engenheiro britânico Willian Thomson Kelvin. O mesmo que introduziu a escala de temperatura Kelvin. Segundo o efeito Thomson, quando uma corrente elétrica passa por um condutor homogêneo, este tendo um gradiente ou diferença de temperatura nas extremidades, o condutor absorve ou emite calor. Dependendo dos sentidos da corrente elétrica e do gradiente de temperatura.

E se esquentar o meio do condutor? Em um lado o calor será absorvido e no outro, emitido.

Efeitos Thomson positivo e negativo
Considere a corrente elétrica fluindo de A a B, em um condutor com uma fonte de calor em C. Em materiais com efeito Thomson positivo (a), o calor do ponto A até o C é absorvido (Heat absorbed), mas é liberado no outro lado do condutor. Metais que apresentam o efeito Thomson positivo são: cobre (Cu), cádmio (Cd), zinco (Zn), antimônio (Sb), prata (Ag) e estanho (Sn).
Já no efeito Thomson negativo (b), calor é liberado de A para C, mas absorvido de C para B. Os metais que apresentam o efeito negativo são: ferro (Fe), cobalto (Co), níquel (Ni), bismuto (Bi), platina (Pt) e mercúrio (Hg).

Sem uma corrente elétrica, os pontos M e N teriam temperaturas iguais. Porém, quando há corrente, N terá uma temperatura maior que M no efeito positivo. Enquanto no efeito negativo, a temperatura do ponto M será maior do que de N.
Equação do calor e o coeficiente de Thomson
A equação do calor produzido por unidade de volume.
- , resistividade.
- , densidade de corrente.
- é o coeficiente de Thomson em volts por grau, pode ser positivo ou negativo, depende do material.
- , gradiente de temperatura.
O primeiro termo da equação é simplesmente o aquecimento da Lei de Joule, que não é reversível. O segundo termo é o calor de Thomson, que muda de sinal quando J muda de direção.