O assunto deste post é a transmissão de alta tensão em corrente contínua (HVDC). É explicado a razão de usar este método de transmissão.
O sistema
A maior parte de um sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica usa corrente alternada (CA). No entanto, algumas partes do sistema usam transmissão de alta tensão em corrente contínua (HVDC).
Vantagens e desvantagens
Por quê usar HVDC?
- A transmissão por HVDC usa apenas dois cabos, um para o polo positivo e outro para o polo negativo. Enquanto a transmissão de alta tensão por corrente alternada (HVAC) exige 4 condutores, devido à transmissão trifásica. No post, cujo link está abaixo, mostra a razão de usar o sistema trifásico.
Por quê o sistema é trifásico?Clique aqui
- Transmissão por CC não produz o efeito pelicular, pois não há mudança de direção da corrente. Portanto, é mais eficiente na transmissão.
- Não há potência reativa.
- Pode fazer a ligação entre sistemas de potência de diferentes frequências, a chamada conexão assíncrona.
- As torres de transmissão ocupam menos espaço, o que reduz o custo.
Também possui desvantagens, como:
- Custo adicional devido às instalações de retificação e inversão, para fazer a conversão.
- Na corrente alternada, transformadores são necessários para elevar a tensão, com o propósito de minimizar as perdas por queda de tensão e para abaixar a tensão, para ser distribuída entre os consumidores. Porém, transformadores não podem elevar ou abaixar tensão contínua.
Quando usar HVDC?
Transmissão por corrente contínua é economicamente viável quando a distância das linhas de transmissão for maior que a distância de equilíbrio, que é entre 600 e 800 km para linhas penduradas em postes e, entre 50 e 100 km para cabos subterrâneos.