Pela primeira vez, hologramas podem ser tocados e manipulados com as mãos em um display volumétrico.
Fonte: LiveScience (Traduzido para o Português)
Em um novo estudo, enviado para o site de arquivos abertos hal.science, cientistas exploraram como hologramas de três dimensões podem ser pegos e tocados usando materiais elásticos como componentes-chave de displays volumétricos.
Esta inovação significa que gráficos em 3D podem ser interagidos sem danificar o sistema holográfico. A pesquisa ainda não passou por revisão por pares, apesar dos cientistas terem demonstrado a descoberta em um vídeo.
Os pesquisadores apresentarão a descoberta na conferência CHI de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, no Japão, que acontecerá entre 26 de Abril e 1° de Maio.
Embora os hologramas não sejam novidade atualmente, a habilidade de interagir fisicamente com eles estava no domínio da ficção científica, em filmes como “O homem de Ferro”.
A nova pesquisa é a primeira vez em que gráficos em 3D podem ser manipulados no ar por mãos humanas. Mas, para conseguir este feito, cientistas precisaram se aprofundar em como os hologramas funcionam.
No coração do display volumétrico que sustenta o holograma está o difusor. Trata-se de uma folha de oscilação rápida, geralmente rígida, na qual milhares de imagens são projetadas de forma sincronizada em alturas diferentes, para formar gráficos em 3D. Isto é conhecido como holograma.
Porém, devido à natureza rígida do oscilador, se entrar em contato com a mão humana durante a oscilação, pode causar uma lesão. A solução foi usar um material flexível, sobre o qual os pesquisadores ainda não compartilharam detalhes, que pode ser tocado sem danificar o oscilador ou deteriorar as imagens.
A partir daí, as pessoas puderam manipular a imagem holográfica, embora os pesquisadores ainda precisam superar o desafio do material elástico se deformar quando é tocado. Para contornar este problema, os pesquisadores implementaram correção de imagem, para assegurar que o holograma seja projetado corretamente.
Enquanto esta inovação ainda está em fase experimental, existem potenciais meios de como comercializá-la.
“Displays como as telas em dispositivos móveis estão presentes em nossas vidas para trabalho, aprendizado e entretenimento. Possuir gráficos tridimensionais que podem ser manipulados diretamente têm aplicações na educação, por exemplo, visualizar e montar as partes de um motor”, afirmaram os pesquisadores em uma declaração.
“Além disto, múltiplos usuários podem interagir em colaboração sem a necessidade de óculos de realidade virtual. Estes displays podem ser particularmente úteis em museus, por exemplo, onde visitantes podem simplesmente se aproximar e interagir com o conteúdo.”
O holograma interativo é chamado de FlexiVol. O vídeo mostra pessoas manipulando as fitas de material flexível para manipular as imagens projetadas. As imagens no FlexiVol também podem ser modificadas indiretamente.