back to top
sábado - 27 / dezembro / 2025

Descoberto novo dinossauro

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta no estado do Paraná, Brasil.

Fonte: TNOnline

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste. A novidade foi anunciada na manhã desta segunda-feira (24) pelo Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste em Parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de São Paulo – USP.

A descoberta, inédita no mundo, comprova que dinossauros habitaram a região Noroeste do Paraná, fato até então ignorado.

Mais detalhes sobre a descoberta foram divulgados no dia 26 de Junho.

Fonte: Paraná portal

Cientistas anunciaram a descoberta do primeiro dinossauro do Paraná nesta quarta-feira (26). Batizado de “Vespersaurus Paranaensis”, os fósseis foram encontrados em um sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do estado.

A estimativa é que a espécie vivia há 90 milhões de anos atrás. Com parentes próximos na Argentina e na África, o dinossauro tinha cerca de 1,5 metros de comprimento e era carnívoro. Além disso, sua locomoção era só com um dedo do pé, apesar de ser bípede.

“O suporte era dado em um dedo central e os dedos laterais eram usados para corte, provavelmente na atividade de predação. A espécie não é conhecida em nenhuma outra região do mundo, só tem parentes parecidos”, contou o pesquisador Max Langer em entrevista à rádio CBN Maringá.

Ele trabalhou ao lado de cientistas da Universidade Estadual de Maringá e do museu paleontológico de Cruzeiro do Oeste. Eles deram o nome “Vespersaurus Paranaensis”, o que significa “dinossauro do oeste”.

“Estou envolvido no estudo há mais ou menos um ano. Nesse tempo foi suficiente para a gente identificar que é um animal único, com características até então desconhecidas”, completou Langer.

O Vespersaurus Paranaensis viveu no período Cretáceo, o último período dos dinossauros, foi de 146 milhões até 65 milhões de anos atrás. Os três períodos do dinossauros são chamados de Era Mesozóica.

Os ossos do dinossauro recém descoberto. O Vespersaurus foi um terópode, grupo bípede carnívoro com braços curtos.

Fonte: Revista Planeta.

O subgrupo do novo dinossauro, Noasaurinae, abrange répteis de pequeno porte até então conhecidos apenas na Argentina e em Madagascar, com possíveis ocorrências na Índia. Esse dado reforça a ideia de que essas terras estiveram unidas durante o Cretáceo, com provável conexão pela Antártida.

“De forma análoga ao velociraptor, com o qual o Vespersaurus não é aparentado, ele provavelmente usaria as garras do pé na captura e dilaceração de presas, que poderiam incluir os lagartos e pterossauros que sabemos também terem habitado a região”, afirma o paleontólogo Max Langer, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e líder do estudo.

A região onde os fósseis foram encontrados possui rochas formadas em ambientes desérticos, o que sugere que o Vespersaurus estava adaptado a esse tipo de clima. No mesmo sítio foram descobertos o lagarto Gueragama sulamericana e inúmeros indivíduos do pterossauro Caiuajara dobruskii. A área deve conter muito mais novidades paleontológicas, observa Neurides Martins, diretora do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste.

 

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimos posts