Biologia, Espaço, Experiências, Notícia

Embriões crescem no espaço

Pela primeira vez, embriões de camundongos se desenvolveram dentro da Estação Espacial Internacional (ISS).

Fonte: Phys.org (Traduzido para o Português)

Embriões de camundongos cresceram na Estação Espacial Internacional e se desenvolveram normalmente pela primeira vez, indicando que pode ser possível para os humanos se reproduzirem no espaço, segundo um grupo de cientistas japoneses.

Os pesquisadores, incluindo Teruhiko Wakayama, professor do Centro de Biotecnologia Avançada da Universidade de Yamanashi, e uma equipe da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), enviaram amostras congeladas de camundongos a bordo de um foguete para a Estação Espacial Internacional, em Agosto de 2021.

Os astronautas descongelaram os embriões em estágio inicial, usando um dispositivo especial projetado para este propósito e os cultivaram na estação por 4 dias.

“Os embriões cultivados em condições de microgravidade desenvolveram-se normalmente em blastócitos, células que se desenvolvem no feto e na placenta”, dizem os cientistas.

“O experimento demonstrou claramente que a gravidade não tem efeito significativo”, os pesquisadores disseram em um estudo que foi publicado online no jornal científico iScience, no Sábado.

Também afirmaram que não houve mudanças significativas nas condições do DNA e dos genes, depois de analisarem os blastócitos que foram enviados de volta para os seus respectivos laboratórios na Terra.

“Este é o primeiro estudo que mostra que mamíferos podem se desenvolver no espaço.”, segundo a Universidade de Yamanashi e o Instituto de Pesquisa Nacional Riken em uma declaração conjunta no Sábado.

embriões no espaço
O embrião foi lançado a -95ºC para a ISS, se desenvolveu a 37ºC. Em seguida, retornou para a Terra a 4ºC. Fonte: iScience.

“Este é o primeiro experimento do mundo que cultivou embriões de mamíferos em estágio inicial sobre a microgravidade na ISS”, segundo a declaração.

“No futuro, será necessário transplantar os blastócitos que foram cultivados na microgravidade da ISS para um camundongo, para ver se é possível o nascimento e confirmar se os blastócitos são normais”

Tal pesquisa pode ser importante para futuras missões espaciais e missões de colonização.

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *