Imagine recarregar os aparelhos eletrônicos sem ligar na tomada. A tecnologia de transmitir energia elétrica sem fio já existe e é o assunto deste post.
Origem
O primeiro a transmitir energia elétrica sem fio foi Nikola Tesla. Em 1893, Tesla demonstrou a transmissão sem fio acendendo lâmpadas fosforescentes. Em 1899, ele acendeu 200 lâmpadas e um motor a uma distância de 40 km. Este é um sistema de transmissão de energia usando uma frequência de ressonância. Foi patenteado em 15 de Maio de 1900.
Fiz uma série de posts sobre este museu, onde há muitas coisas legais e interessantes.
Museu Técnico Nikola Tesla de ZagrebClique aqui para acessar todas as partes
Carregamento indutivo
Este método de carregamento usa o mesmo princípio da indução eletromagnética aplicado nos transformadores. No lado transmissor, um circuito gerador de corrente alternada (Transmitter) alimenta a bobina de transmissão feita de cobre, esta produz um campo magnético alternado. Este campo induz uma tensão alternada na bobina receptora de cobre, a tensão passa por um retificador (Receiver) e é estabilizada para alimentar a carga (Load) com corrente contínua (CC).
O carregamento indutivo já é aplicado para carregar aparelhos eletrônicos como escovas de dente elétricas e smartphones.
A densidade do fluxo magnético B em um ponto no centro de uma bobina achatada circular:
B=\frac{\mu _{o}NiR^2}{2(R^{2}+x^{2})^{3/2}}
- \mu _{o} é a constante de permeabilidade magnética no vácuo, cujo valor é 1,26\cdot 10^{-6} H/m.
- i, a corrente elétrica.
- R, o raio da bobina.
- N, o número de espiras.
- x, a distância entre o ponto e o indutor.
O carregamento indutivo só funciona para curtas distâncias. Para obter maior eficiência, as bobinas devem ser fortemente acopladas (Z menor do que D) e operarem abaixo da frequência de ressonância. Se operarem na frequência de ressonância, a eficiência cairá devido à geração de calor. A frequência de ressonância será assunto para um futuro post.
Transmissão de energia elétrica sem fio por laser
Para longas distâncias, estão sendo pesquisados meios de transmitir energia elétrica por laser. O receptor tem uma célula fotovoltaica monocromática, que converte a luz do laser em CC. Se necessário, passa por um inversor para se tornar CA.
A transmissão por laser tem boa diretividade, menor dispersão e não interfere com outras ondas eletromagnéticas usadas em rádio, Wi-Fi, etc. É necessário um sistema de controle automático para saber a posição do receptor em relação ao transmissor em tempo real. Satélites poderão receber energia solar do espaço, onde a intensidade é maior pois não há perdas pela absorção e reflexão atmosféricas e, transmitir para a Terra por feixes de laser.
Existem também transmissões de energia elétrica sem fio por micro-ondas e ressonância, serão explicadas em outro post.
Muito boa a abordagem dos assuntos.
Obrigado.