O assunto deste post são as 5 descontinuidades do interior da Terra que demarcam as fronteiras entre as camadas internas.
Descontinuidade de Conrad
A crosta terrestre é dividida em camadas superior e inferior. O que separa estas camadas é a descontinuidade de Conrad. A crosta superior é composta majoritariamente de granito (SIAL), enquanto a crosta inferior tem a maior parte feita de basalto (SIMA).
A continuidade de Conrad só é encontrada nos continentes. A camada SIMA, ou crosta oceânica, também fica no fundo do mar.
Descontinuidade de Mohorovičić
A descontinuidade de Mohorovičić ou Moho fica entre a crosta terrestre e o manto superior.
Como o Moho foi descoberto? Um terremoto produz ondas sísmicas, são movimentos vibratórios de partículas rochosas que propagam pela superfície e interior da Terra. As ondas que propagam dentro da Terra são de dois tipos: Ondas-P, primárias, longitudinais e de pressão e ondas-S, secundárias, transversais e de torção.
Em 8 de Outubro de 1909, houve um terremoto próximo de Zagreb, na Croácia. O sismólogo croata Andrija Mohorovičić percebeu que até 200 km do epicentro do terremoto, as ondas-P diretas eram as primeiras a serem detectadas pela estação sismógrafa. Porém, acima de 200 km, as ondas-P mais profundas chegaram antes.
Estas são as equações para calcular a velocidade das ondas primárias e secundárias (V_{p} e V_{s}) respectivamente.
V_{p}=\sqrt{\frac{k+\frac{4\mu }{3}}{\rho }}
V_{s}=\sqrt{\frac{\mu }{\rho }}
- k é o módulo de incompressibilidade, a resistência de um sólido à variação de volume.
- \mu é o coeficiente de rigidez, resistência à deformação sem variação de volume.
- \rho é a densidade do meio.
Assim como a luz, a onda sísmica muda de direção e velocidade quando passa de um meio para outro.
Traduzindo a figura acima:
- \alpha_{1} = velocidade sísmica do material 1.
- \alpha_{2} = velocidade sísmica do material 2.
- \theta_{1} = ângulo de incidência.
- \theta_{2} = ângulo de refração.
Descontinuidade de Repetti
Divide o manto em superior e inferior, fica aproximadamente entre 660 e 700 km de profundidade. Ao passar por esta descontinuidade, as ondas sísmicas aumentam a velocidade. Conforme foi explicado no post sobre placas tectônicas, o manto inferior é mais quente e liquefeito enquanto o superior é mais frio e pastoso.
Descontinuidade de Gutenberg
Fica entre o manto e o núcleo externo a 2900 km de profundidade, foi descoberto em 1914. As ondas-S não podem atravessar o núcleo porque é líquido. As ondas-P não aparecem na zona de sombra (entre 105º e 140º) devido à refração.
Também foi observado que a velocidade das ondas-P caem consideravelmente no núcleo externo.
Alguns modelos afirmam a existência de uma camada D de 200 km de espessura entre o manto e a descontinuidade de Gutenberg.
Descontinuidade de Lehmann
Fica a 5150 km de profundidade, separa os núcleo externo e interno. As ondas-P aumentam a velocidade na região do núcleo interno, sugerindo que este é sólido.