Foi descoberto um fóssil de uma “nova” espécie de trilobita gigante na Austrália, que viveu há 500 milhões de anos atrás no período Cambriano.
Fonte: Sci News (Traduzido para o Português)
Trilobitas são um grupo de artrópodes marinhos extintos que lembram caranguejo-ferradura e estão relacionados com os modernos insetos e crustáceos.
Estas criaturas apareceram nos oceanos antigos no período Cambriano, aproximadamente há 540 milhões de anos atrás, e desapareceram em uma extinção em massa no final do período Permiano, aproximadamente há 252 milhões de anos.
Elas eram extremamente diversas, com 20.000 espécies, e os fósseis dos exoesqueletos podem ser encontrados em todo o mundo.
Apelidado de Redlichia rex, a espécie recém-descoberta é o maior trilobita cambriano descoberto na Austrália.
Cresceu 12 polegadas (30 cm) em comprimento, quase duas vezes o tamanho de outros trilobitas australianos da mesma era.
O fóssil da espécie, descoberto em Emu Bay Shale, na Kangaroo Island, e a representação artística respectivamente. Ambos são da mesma fonte da notícia.
A preservação de “partes moles” – como antenas e pernas – em trilobitas fossilizados é extremamente raro.
“Curiosamente, espécies trilobitas do Emu Shale Bay – incluindo Redlichia rex – exibem ferimentos que foram causados por predadores esmagadores de casco”, disse Dr. Diego García-Bellido, um pesquisador da Universidade de Adelaide e do Museu do Sul da Austrália.
“O grande tamanho da espécime ferida Redlichia rex e os coprólitos associados sugere que predadores maiores caçavam o Redlichia rex, como o Anomalocaris, uma criatura ainda maior parecida com um camarão, ou a “nova” espécie tinha tendências canibais.