Um novo material e novos métodos de gravação, permitiram que um disco do tamanho de um DVD pudesse armazenar uma enorme quantidade de memória.
Fonte: TechXplore (traduzido para o Português)
Uma equipe de engenheiros fotônicos, afiliados com diversas instituições da China, desenvolveu um novo tipo de DVD ótico capaz de armazenar um petabyte de dados. A equipe usou um novo material para revestir o DVD e novas técnicas de laser para escrever dados. Os resultados foram publicados na Nature.
Um petabyte é 1\cdot 10^{15} bytes ou um milhão de gigabytes.
O tipo de DVD atualmente usado para armazenar filmes e dados tem a capacidade de 4,5 gigabytes, o suficiente para duas horas de vídeo. Os dados são escritos usando um laser para gravar uma série de zeros e uns na superfície. Com o novo método, a equipe da China encontrou uma forma de armazenar significativamente mais dados em um DVD, usando uma aproximação totalmente nova.
O novo método envolve armazenar dados em 3D, em vez de apenas em uma camada. A equipe descobriu que é possível gravar dados em um único disco em até 100 camadas. Para criar múltiplas camadas em um disco, a equipe desenvolveu um revestimento especial e uma forma de gravar camadas individuais, usando padrões especiais de luz e uma tinta no armazenamento, permitindo a gravação em escala de nanopartículas. O que permite gravar dados a um nível sem precedentes.
O grupo de pesquisa reconheceu que ainda há desafios para superar antes que o DVD possa ser comercializado. Atualmente, o processo de escrever dados no disco é muito lento e usa muita energia, problemas que o grupo acredita que podem ser corrigidos. Além disto, ainda não está claro o quanto custaria para fabricar tais DVDs ou o quanto seria cobrado dos consumidores.
No entanto, a equipe de pesquisa é otimista de que está no caminho certo e espera vender DVDs capazes de armazenar grande quantidade de dados, não apenas para os consumidores, mas para instalações de armazenamento de dados e empresas de comunicação que queiram aumentar a qualidade dos produtos.