Visitei a usina de Itaipu, a maior geradora de energia hidrelétrica do mundo. A usina de Três Gargantas na China é maior em tamanho, mas a Itaipu gera mais energia.
Do lado de fora
Esta é a entrada para a usina.
Estes são os tubos que conduzem a água da represa para as turbinas. A vazão é muito maior que a das Cataratas de Iguaçu, neste site tem imagens destas cataratas.
Uma subestação para transmitir energia elétrica. Escreverei um post sobre subestações futuramente.
A barragem principal de concreto tem 34 metros de largura e 196 metros de altura máxima e este é um detalhe da barragem. Para economizar concreto, a barragem é do tipo gravidade aliviada. Escreverei um post sobre os vários tipos de barragem.
Sala de Supervisão e Controle Central
Nesta sala, é feita a supervisão e controle de toda a usina. Nesta tela são monitoradas as unidades geradores em 60 Hz (para o Brasil) e em 50 Hz (para o Paraguai).
Atualmente, os controles são todos digitais. No entanto, são usados analógicos em caso dos digitais apresentarem problemas.
A temperatura, tensão, corrente, pressão e outras variáveis são supervisionadas com gráficos de tendências, alarmes e análise das categorias. São feitos planos de ação, instruções de operação e tomada de decisões. Algumas ações de controle são: abrir ou fechar as comportas do vertedouro e disjuntores das subestações, retirando e regulando energia das unidades geradoras. Este é o vertedouro.
Outras áreas
Este vídeo mostra o eixo de um dos geradores em funcionamento.
Os geradores ficam embaixo destes círculos vermelhos.
Esta maquete mostra o interior de parte da usina.
Unidades geradoras
Todas as unidades geradoras da Itaipu usam turbinas Francis, que é a mais usada nas usinas hidrelétricas. As características dos geradores de 60 Hz são:
- Potência aparente: 737 MVA;
- Tensão: 18 ± 0,9 kV;
- Fator de potência: 0,95;
- Velocidade nominal: 92,3 rpm.
Estas são as características dos geradores de 50 Hz:
- Potência aparente: 823,6 MVA;
- Tensão: 18 ± 0,9 kV;
- Fator de potência: 0,85;
- Velocidade nominal: 90,9 rpm.
Pela primeira vez consegui ler e entender publicações referentes a área de engenharia. As que mais gostei: Sensores e Instrumentos Aviônicos e Visita a Usina de Itaipu. Parabéns Dr. Pedro Ney Stroski por compartilhar os seus conhecimentos com límpida e e especial clareza.
Obrigado.