Eu sei que eu disse que o próximo post sobre eletrônica seria a construção de displays LCD, mas eu achei esta notícia muito interessante e então não poderia deixar passar.
O nome é Encefalofone, permite criar e tocar música só com o pesamento.
Fonte: Inovação tecnológica
Eles esperam que este novo neuroinstrumento ajude a reabilitar pacientes com deficiência motora, como acidentes vasculares cerebrais, lesão medular, amputação ou esclerose lateral amiotrófica.
O Encefalofone coleta os sinais cerebrais através de um capacete com eletrodos e transforma sinais específicos em notas musicais. O aparelho é acoplado a um sintetizador, permitindo ao usuário criar música usando uma grande variedade de sons instrumentais.
O Encefalofone pode ser controlado através de dois tipos independentes de sinais cerebrais: aqueles associados ao córtex visual (isto é, fechando e abrindo os olhos) ou aqueles associados com o pensamento sobre o movimento.
O controle com o pensar em um movimento – tentar levantar o braço, por exemplo, ainda que o membro não se mova mais devido ao problema neurológico – pode ser mais útil para pacientes com deficiência. Contudo, nos experimentos iniciais, com um grupo de 15 pacientes, o controle pelo fechamento dos olhos mostrou-se mais preciso.
Foi fornecido o diagrama do aparelho.
O interessante é que foram usados tecnologias já existentes como eletroencefalograma, MATLAB e processamento de sinais multimodal. Será que com este aparelho qualquer um pode compor grandes músicas? Imagine uma orquestra sem instrumentos músicais, apenas com encefalofones.