Este é mais um post de conceitos básicos destinado a estudantes e iniciantes na área. Também falará do fator de potência, um parâmetro importante em sistemas CA.
Potência elétrica
é a corrente produzida por uma fonte de tensão, a quantidade de carga elétrica que se move entre os terminais é pois:
é o símbolo da derivada que representa a taxa de variação instântanea, é o intervalo de tempo. Portanto:
Potência dissipada devido a resistência:
Calcular consumo de energia elétrica
O consumo é medido em kilowatts-hora e a fórmula para o cálculo é:
E o custo:
Não estou considerando tarifas adicionais.
Potência em corrente alternada
Em corrente alternada existem três tipos de potência: aparente, ativa e reativa. A potência ativa é a potência realmente usada pela carga, a reativa “retorna” para a fonte, fazendo uma analogia a potência ativa é o líquido e a reativa é a espuma do refrigerante. A potência aparente é:
é a potência ativa e é a reativa.
Uma carga 100% resistiva tem potência reativa igual a zero. A potência reativa pode ser tanto capacitiva quanto indutiva. O triângulo da direita é para cargas indutivas e o da esquerda é para cargas capacitivas.
O fator de potência é:
As normas da energia elétrica exigem que os produtos e equipamentos tenham fator de potência de no mínimo 0,98, em alguns países é 0,92. Para corrigir o fator de potência de máquinas de carga indutiva, que usam motores, é empregado um banco de capacitores em paralelo com a carga indutiva para que tenha o mínimo do fator de potência. Após a correção, o ângulo do triângulo de potência fica menor.
Muito legal! Se tivessem me explicado dessa forma na escola, certamente teria sido bem mais fácil entender!!! Parabéns!!!
Obrigado. Fator de potência não é ensinado nas escolas. Quando eu falo de conceitos básicos, coloco alguma coisa de ensino superior.
Eu tive esse assunto no terceiro ano…mas confesso que nâo entendi…complicado demais da forma que o professor ensinou
Muito explicativo, parabéns!
Agradeço aos elogios de todos.