Neste post eu vou fazer um unboxing de um kit de hidrogênio e energia solar. Este kit serve para fazer experiências com energia solar e uma célula a combustível de hidrogênio.
Materiais
Aqui estão os materiais do kit. O bloco azul é uma célula de hidrogênio, as peças grandes e brancas são suportes e a caixa branca com fios é para 2 pilhas AA.
Também tem um CD com as instruções.
Seguindo o manual de instruções
Eu vou montar o kit seguindo manual de instruções em papel. A célula montada no suporte.
Coloquei mangueiras de borracha cortadas e pinos na célula para injetar água.
Cilindros de plásticos no suporte.
É preciso usar água destilada para colocar na célula.
Colocando água destilada nos cilindros e na célula de hidrogênio.
São necessárias duas mangueiras de tamanhos iguais.
O módulo montado.
O próximo passo é alimentar o kit de hidrogênio e energia solar com uma tensão elétrica, pode-se usar o painel solar ou pilhas. Mas como não havia Sol no horário em que montei, utilizei 2 pilhas AA recarregáveis em série. Para saber como funcionam os painéis solares clique neste botão.
Painel Solar (Parte 1)Clique aquiEste é o vídeo mostrando o abastecimento da célula de hidrogênio e depois esta mesma célula alimentando um motor DC.
Como funciona a célula a combustível de hidrogênio?
Agora vou explicar como funciona a célula do kit de hidrogênio e energia solar. Uma célula de hidrogênio converte os gases hidrogênio e oxigênio em energia elétrica por meio da reação conhecida como eletrólise. A célula contém eletrodos de cátodo e anodo, que possuem canais para a passagem de água, oxidante e combustível não usado e têm camadas de revestimento protetor.
Pode-se formar uma pilha de células.
Entre os eletrodos tem uma membrana eletrolítica polimérica que tem a função de transferir prótons de um lado para outro. O eletrólito pode ser um polímero com H_{3}O^+, ácido fosfórico (H_{3}PO_{3}), carbonato fundido (CO_{3}^{2-}) ou zircônia (ZrO_{2}). Cada material tem suas vantagens, desvantagens e aplicações. A membrana deste kit é feito de polímero pois a temperatura de operação vai de 20°C a 120ºC, outros materiais exigem temperaturas maiores.
Quando estava alimentando a célula com pilhas na primeira parte do vídeo, estava fazendo esta reação química.
2H_{2}O\rightarrow 4H^+ + 2O^{2-}
4H^+ + 4e^- \rightarrow 2H_{2}
2O^{2-}\rightarrow O_{2} + 4e^-
2H_{2}O\rightarrow 2H_{2} + O_{2}
As bolhas que iam para os recipientes eram de gases hidrogênio e oxigênio.
Quando alimentei o motor com a célula, eu fiz o caminho inverso, transformei os gases hidrogênio e oxigênio em água e energia elétrica para ligar o motor.
Clique no GIF nas imagens.
Pedro, acabei de te enviar uma mensagem pelo “Fale conosco”. Acabei encontrando essa postagem e está sensacional. Muito completa e bem explicada. Mas percebi que não foi você quem montou a célula, certo? Gostaria muito de uma ajuda, caso você soubesse como fazer uma de forma fácil e não muito cara.
Parabéns pelo seu blog. É muito bom. E parabéns por ser um compartilhador de conhecimento. Você faz isso muito bem.
Oi Luca, o kit veio com a célula pronta. Respondi ao seu e-mail.
Obrigado pelo comentário.