Biomassa é o material gerado pela decomposição de resíduos orgânicos como restos de animais, vegetais e alimentos, resíduos agrícolas, etc. Mas combustíveis fósseis não são incluídos. Este post vai explicar como gerar energia a partir da biomassa.
Por quê biomassa?
A energia por biomassa é renovável e complementar às outras formas de energia alternativa. Restos de plantas e animais, subprodutos de produção e processamento de alimentos, resíduos sólidos orgânicos e até lixo em aterros são abundantes, portanto, podem ser fonte de energia. A geração de energia a partir do lixo é um tipo de biomassa, para ver como converter lixo em energia clique aqui.
Energia a partir do lixoClique aqui
Usina de biomassa
Uma usina de biomassa funciona de forma semelhante a uma termoelétrica. O calor esquenta água em uma caldeira cujo vapor aciona uma turbina que gira um gerador elétrico, depois o vapor vai para um condensador para ser resfriado e utilizado novamente.
Métodos de geração de energia
O método da combustão simplesmente queima o material orgânico para a geração de energia. Semelhante a combustão de lixo para produção de energia.
Na gaseificação, o material orgânico é queimado com uma quantidade de oxigênio inferior ao necessário para combustão (35 a 40%), para produzir um gás para ser queimado para geração de energia na usina ou gás de síntese para combustível. Este gás é uma mistura de monóxido de carbono, hidrogênio, metano, nitrogênio e dióxido de carbono. Existem vários métodos de gaseificação e este é um exemplo de reator gaseificador por corrente de ar.
Neste método, os processos de cima para baixo são de secagem, pirólise (queima sem oxigênio), redução (gaseificação) e oxidação ou combustão. O ar quente e úmido vem de baixo e as cinzas são o resultado da combustão.
Na fermentação, bactérias anaeróbicas desintegram os resíduos orgânicos para produzir metano e dióxido de carbono para gerar energia. O gás resultante se chama biogás que precisa per purificado para ser queimado e utilizado como fonte de energia.
Este é um exemplo de um biodigestor, a mistura de chorume com água e resíduos produzem o biogás.
O biogás precisa ser purificado para remover o sulfeto de hidrogênio (H_{2}S) e aumentar a vida útil do motor. Os purificadores colocam uma solução de carbonato de sódio (Na_{2}CO_{3}). O dióxido de carbono é filtrado.
Interessante e explicativo. Bom trabalho. Parabéns!
Obrigado. 🙂
Eu mondei o meu biodigestor alimentei com o esterco de boi e depois de 15-20 dias a biomassa consentrasse na base de cima (Forma se um Bolo)assim bloquiando o prozesso de produzir os gases.O que está errado?
Pesso a resposta mandanto para o meu e-mail
Obrigado
Escreverei um post sobre a formação de biogás em um biodigestor. Enviarei o link por e-mail.