Já foi publicado um post sobre como funcionam os motores DC, mas estes motores são divididos pelo tipo de enrolamento no estator. Este post vai explicar os vários tipos que existem.
Motores de ímã permanente
No post sobre motores DC, eu já escrevi como funcionam motores de ímã permanente, clique no botão abaixo para ver.
Motores de ímã permanente têm um bom torque inicial e não precisam de energia para o estator. Porém, o campo magnético do estator pode ser desmagnetizado por excesso de corrente no rotor. Servem para aplicações de baixa potência. Este é o modelo do circuito equivalente deste motor. O rotor também é chamado de armadura.
Este é o gráfico da relação entre o torque e a velocidade para o motor de ímã permanente.
Motores de excitação independente
Neste tipo de motor DC, o estator precisa de uma fonte DC separada para gerar o campo magnético. Este é o circuito equivalente deste tipo de motor.
No motor de excitação independente, a velocidade é quase constante e pode ser controlada pela tensão na armadura (rotor) ou no enrolamento do estator, também chamado de enrolamento de campo. São muito usados na indústria com conversores corrente alternada/corrente contínua.
Motores DC shunt ou paralelo
Neste tipo, o enrolamento de campo no estator é paralelo à armadura. Ambos são acionados pela mesma fonte de energia. Este é o circuito equivalente.
O motor DC shunt tem baixo torque de partida em comparação com outros tipos, mas consegue manter a velocidade quase constante mesmo com carga.
Motores DC série
Neste tipo de motor, o enrolamento das bobinas do estator está em série com o enrolamento de armadura. Aqui é o circuito equivalente.
O motor DC série tem um alto torque de partida, mas a velocidade diminui quando é colocada carga.
Motores DC compostos longo e curto
Este motor foi feito para juntar as vantagens dos motores shunt e série. São usados em situações que exigem torque alto e velocidade constante. É mais difícil controlar a velocidade deste motor. Aqui temos os circuitos dos motores compostos longo e curto respectivamente.
Quando os campos magnéticos gerados pelos enrolamentos da armadura e campo se somam, é chamada de composição cumulativa. Quando ficam em direções opostas é composição diferencial.
Este é o gráfico torque x velocidade.
muito legal esse site,mas ele me fez terminar com a minha namorada :/
Por quê?
Viu só como ele te fez bem! kkkkk