Mais um tutorial de Arduino. Desta vez, será explicado como usar o display LCD e serão mostrados alguns exemplos de projetos.
Clique nos botões abaixo para ver como funciona e como é construído o display LCD.
Funcionamento do LCDClique aqui
Terminais do LCD
Na parte de trás do display, é possível ver os números dos pinos.
Esta é a tabela dos terminais do LCD e suas funções.
Ligando o LCD no Arduino
Agora temos que ligar o LCD na placa Arduino. Fios soldados no display.
O display montado no Arduino, o potenciômetro serve para variar o contraste no display.
Este é o algoritmo para mostrar uma mensagem no display, repare que ao lado direito tem comentários em “//” com as explicações de cada comando e função. Deve aparecer “Hello World!” no LCD.
Fazendo algumas modificações no código.
A biblioteca tem as funções lcd.scrollDisplayLeft(); e lcd.scrollDisplayRight();, que permitem a mensagem no display se deslocar para a esquerda e direita respectivamente. Precisam ficar dentro de loops de for para o algoritmo saber o quanto deve deslocar a mensagem. Neste caso, a mensagem vai deslocar 12 colunas para a esquerda e depois de 2 segundos, 16 colunas para a direita. O delay(300); determina a velocidade de deslocamento.
Alguns projetos
Agora vamos acrescentar um sensor de luz LDR. Neste projeto, o display LCD vai mostrar a medida da intensidade de luz no sensor.
Este é o algoritmo, neste projeto são usados conceitos aprendidos na segunda parte do tutorial de Arduino, clique neste link para ver a parte 2. Para mudar a posição do valor mostrado no display, basta trocar os números em lcd.setCursor. Mas lembre-se que o display tem 16 colunas e 2 linhas.
Podemos construir uma régua ultrassônica, que mede a distância com um sensor de ultrassom. No tutorial 6, é mostrado como usar o sensor HC-SR04 no Arduino.
Aqui está o algoritmo, o display deve mostrar a distância entre o sensor e um obstáculo em centímetros.
Bom dia, onde conseguiu esse Display?
Bom dia, você pode encontrar em lojas de componentes eletrônicos, onde são vendidos transistores, resistores, circuitos integrados, placas Arduino, etc.