back to top
sábado - 27 / dezembro / 2025

Como polarizar o transistor BJT? (Parte 1)

A polarização é importante para projetar circuitos com transistores. Neste post, será mostrado como polarizar o transistor BJT no modo CC.

Modos de operação

Conforme já expliquei no post sobre o funcionamento do transistor BJT, existem três modos de operação, clique no botão abaixo para ler o post.

Transistor BJTClique aqui

Para polarizar o transistor BJT, pode-se usar o modelo do par de diodos, conforme mostrado abaixo. O da esquerda é o NPN e o da direita é o PNP.

No modo de operação em corte, as junções base-coletor (BC) e base-emissor (BE) devem estar na polarização reversa. A tensão do emissor (V_E) deve ser maior que a tensão da base (V_B). E esta deve ser menor que a tensão do coletor (V_C). Quando o transistor for PNP, a tensão na base deve ser maior que as tensões do coletor e emissor.

NPN: V_C>V_B e V_E>V_B

PNP: V_B>V_C e V_B>V_E

No modo de saturação, as junções base-coletor (BC) e base-emissor (BE) devem estar na polarização direta. Portanto, a tensão na base (V_B) é maior que as tensões no coletor (V_C) e no emissor (V_E). No PNP, V_B deve ser menor que V_C e V_E.

NPN: V_B>V_C e V_B>V_E

PNP: V_C>V_B e V_E>V_B

No modo ativo, a junção base-coletor deve estar na polarização reversa, enquanto a junção base-emissor deve está diretamente polarizada. Portanto, a tensão do coletor (V_C) deve ser maior que a tensão na base (V_B), este por sua vez deve ser maior que a tensão no emissor (V_E). Enquanto no PNP, V_E deve ser maior que V_B, que precisa ser maior que V_C.

NPN: V_C>V_B>V_E

PNP: V_E>V_B>V_C

Polarização CC

Vamos polarizar o transistor BJT para fazer projetos de circuito. Este é o projeto de um inversor com um NPN. A saída deve ter nível digital inverso da entrada.

Temos que calcular os resistores Rc e Rb. Primeiro vamos olhar no datasheet do BC548B, pode ser encontrado aqui, para ver o ganho de corrente (h_{FE}) e a corrente do coletor quando fica em saturação I_{C(SAT)}.

Considerando h_{FE} como 200 e I_{C(SAT)} como 10 mA. Se desejar, pode escolher os valores de 450 e 100 mA respectivamente. Calculando Rc, considerando Vce_{(sat)} como 0,25 V.

R_C=\frac{Vcc-Vce_{(sat)}}{I_{C(max)}}

R_C=\frac{5-0,25}{10m}

R_C=475 \Omega

Temos que escolher valores comerciais para montar o circuito. Portanto, o valor de Rc é 470Ω. Calculando a corrente na base I_B.

I_B=\frac{I_{C(sat)}}{h_{fe}}

I_B=\frac{10m}{200}

I_B=0,5\cdot 10^{-4} A

Descobrindo o valor de Rb.

R_B=\frac{V_{in}-V_{BE}}{I_B}

R_B=\frac{5-0,7}{5\cdot 10^{-5}}

R_B=86 k\Omega

Vamos usar o valor comercial de 82 kΩ. Os sinais de entrada e saída devem estar conforme mostra a figura abaixo. O azul em cima é a entrada e o amarelo é a saída.

Vamos projetar um inversor PNP. No datasheet do BC558, pode-se encontrar o h_{FE} como 110 e I_{C(SAT)} como -10 mA.

Usando as mesmas equações do exemplo anterior, os valores comerciais de Rc e Rb são respectivamente 470 Ω e 4,7 kΩ. A entrada e saída devem ser iguais do exemplo anterior.

Na próxima parte, mostrarei alguns exemplos de projetos aplicando polarização CC.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimos posts