Componentes eletrônicos, Eletrônica analógica, Hobby, Projetos, Semicondutores

Como polarizar o transistor BJT? (Parte 1)

A polarização é importante para projetar circuitos com transistores. Neste post, será mostrado como polarizar o transistor BJT no modo CC.

Modos de operação

Conforme já expliquei no post sobre o funcionamento do transistor BJT, existem três modos de operação, clique no botão abaixo para ler o post.

Transistor BJTClique aqui

Para polarizar o transistor BJT, pode-se usar o modelo do par de diodos, conforme mostrado abaixo. O da esquerda é o NPN e o da direita é o PNP.

No modo de operação em corte, as junções base-coletor (BC) e base-emissor (BE) devem estar na polarização reversa. A tensão do emissor (VEV_E) deve ser maior que a tensão da base (VBV_B). E esta deve ser menor que a tensão do coletor (VCV_C). Quando o transistor for PNP, a tensão na base deve ser maior que as tensões do coletor e emissor.

NPN: VC>VBV_C>V_B e VE>VBV_E>V_B

PNP: VB>VCV_B>V_C e VB>VEV_B>V_E

No modo de saturação, as junções base-coletor (BC) e base-emissor (BE) devem estar na polarização direta. Portanto, a tensão na base (VBV_B) é maior que as tensões no coletor (VCV_C) e no emissor (VEV_E). No PNP, VBV_B deve ser menor que VCV_C e VEV_E.

NPN: VB>VCV_B>V_C e VB>VEV_B>V_E

PNP: VC>VBV_C>V_B e VE>VBV_E>V_B

No modo ativo, a junção base-coletor deve estar na polarização reversa, enquanto a junção base-emissor deve está diretamente polarizada. Portanto, a tensão do coletor (VCV_C) deve ser maior que a tensão na base (VBV_B), este por sua vez deve ser maior que a tensão no emissor (VEV_E). Enquanto no PNP, VEV_E deve ser maior que VBV_B, que precisa ser maior que VCV_C.

NPN: VC>VB>VEV_C>V_B>V_E

PNP: VE>VB>VCV_E>V_B>V_C

Polarização CC

Vamos polarizar o transistor BJT para fazer projetos de circuito. Este é o projeto de um inversor com um NPN. A saída deve ter nível digital inverso da entrada.

Temos que calcular os resistores Rc e Rb. Primeiro vamos olhar no datasheet do BC548B, pode ser encontrado aqui, para ver o ganho de corrente (hFEh_{FE}) e a corrente do coletor quando fica em saturação IC(SAT)I_{C(SAT)}.

Considerando hFEh_{FE} como 200 e IC(SAT)I_{C(SAT)} como 10 mA. Se desejar, pode escolher os valores de 450 e 100 mA respectivamente. Calculando Rc, considerando Vce(sat)Vce_{(sat)} como 0,25 V.

RC=VccVce(sat)IC(max)R_C=\frac{Vcc-Vce_{(sat)}}{I_{C(max)}}

RC=50,2510mR_C=\frac{5-0,25}{10m}

RC=475ΩR_C=475 \Omega

Temos que escolher valores comerciais para montar o circuito. Portanto, o valor de Rc é 470Ω. Calculando a corrente na base IBI_B.

IB=IC(sat)hfeI_B=\frac{I_{C(sat)}}{h_{fe}}

IB=10m200I_B=\frac{10m}{200}

IB=0,5104AI_B=0,5\cdot 10^{-4} A

Descobrindo o valor de Rb.

RB=VinVBEIBR_B=\frac{V_{in}-V_{BE}}{I_B}

RB=50,75105R_B=\frac{5-0,7}{5\cdot 10^{-5}}

RB=86kΩR_B=86 k\Omega

Vamos usar o valor comercial de 82 kΩ. Os sinais de entrada e saída devem estar conforme mostra a figura abaixo. O azul em cima é a entrada e o amarelo é a saída.

Vamos projetar um inversor PNP. No datasheet do BC558, pode-se encontrar o hFEh_{FE} como 110 e IC(SAT)I_{C(SAT)} como -10 mA.

Usando as mesmas equações do exemplo anterior, os valores comerciais de Rc e Rb são respectivamente 470 Ω e 4,7 kΩ. A entrada e saída devem ser iguais do exemplo anterior.

Na próxima parte, mostrarei alguns exemplos de projetos aplicando polarização CC.

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *