Este site tem apoio da Itaipu Binacional. Este post é sobre o polo astronômico Casimiro Montenegro Filho, da Itaipu Binacional, localizado em Foz do Iguaçu, Brasil. O que é mostrado aqui não é tudo que o polo tem.
Observatório
Este é o conjunto de telescópios, ficam dentro de uma cúpula de 6 metros de diâmetro.
O maior é um telescópio catadióptrico, tem características refratárias e refletoras. Primeiro, a luz passa pelas lentes corretivas na frente, para remover aberrações e atinge um espelho primário côncavo. Depois, a luz é refletida por um espelho secundário convexo, chegando à lente ocular.
Na lente ocular, é colocada uma câmera.
Este é o telescópio solar, possui filtros especiais que permitem ver diretamente o Sol.
Um dos filtros para esta finalidade é o H-alfa, que filtra a luz branca emitida por átomos de hidrogênio, o elemento mais comum das estrelas. Filtros solares permitem observar o Sol em mais detalhes. Este é o Sol visto com luz de hidrogênio-alfa.
Esta luneta se chama finderscope, é usada para encontrar o objeto que deve ser observado. Quando o alvo fica no finderscope, pode ser observado no telescópio principal.
Meteoritos
O polo astronômico tem pedaços de meteoritos. Este é o meteorito pallasito Brehnam, encontrado no Kansas, EUA, em 1882. Pallasito é um tipo de meteorito que possui uma quantidade aproximadamente igual de metais e rocha.
O meteorito metálico Campo Del Cielo, encontrado em 1576 na região de Gran Chaco Gualamba, Argentina. A grande maioria dos meteoritos metálicos contêm ferro e níquel.
O condrito Santa Vitória do Palmar, este foi encontrado em 2003 no Rio Grande do Sul, Brasil. Os condritos são a grande maioria dos meteoritos, são rochosos que contêm partículas de minerais chamadas de côndrulos.
O meteorito metálico Santa Catarina, encontrado em São Francisco do Sul, Brasil, em 1875.
Este é o tectito filipinito, achado em Paracale, Filipinas, em 2005. Tectitos são rochas feitas de silicato, formadas com alta temperatura e pressão devido ao impacto do meteorito. Quando chega na atmosfera, é resfriado e volta para a Terra.
O Muong Nong também é um tectito. Encontrado em Ubon Ratchathani, Tailândia, em 1998.
Neste polo astronômico também tem um planetário.