Esta é a segunda parte dos sensores e instrumentos aviônicos. Neste post, serão mostrados outros instrumentos e sensores usados nos aviões.
Clique no botão abaixo para ver a primeira parte.
Sensores e instrumentos aviônicos (Parte 1)Clique aqui
Medindo a velocidade do ar
A velocidade do avião em relação ao ar é um dos parâmetros mais importantes, pois a estabilidade do avião depende disto. O ar entra por um tubo de Pitot e tem uma câmara que não recebe fluxo de ar e com pressão estática.
A velocidade é medida pela diferença de pressão entre as câmaras de ar. Quando o avião está parado, a pressão da câmara que recebe o fluxo de ar é igual a pressão estática. Quando o avião voa, o transdutor de diferença de pressão aciona mecanismos que giram o ponteiro de velocímetro, como mostra este vídeo.
Este sensor fica na parte da frente dos aviões.
Medindo altitude
Altímetros para aviões usam um barômetro aneroide para medir a altitude a partir da variação da pressão do ar. Têm diafragmas aneroides (aneroid wafers) com uma pressão interna. Quando o ar fica mais rarefeito, os diafragmas se expandem, acionando mecanismos para girar o ponteiro. Quando a pressão atmosférica diminui, os diafragmas se contraem.
Indicando velocidade vertical
O indicador de velocidade vertical (VSI) funciona de forma semelhante ao altímetro, serve para indicar se o avião está subindo, descendo ou se mantém em altitude constante. Neste instrumento, o diafragma está ligado a um tubo de pressão estática e o compartimento tem um orifício para controlar o vazamento de ar.
Quando o avião sobe, a pressão dentro do diafragma diminui mais rápido que no compartimento, que diminui sua pressão pelo orifício. Quando o avião desce, a pressão dentro do diafragma aumenta mais rápido que a do compartimento. Ao ficar na mesma altitude, as pressões dentro e fora do diafragma são iguais. Para quê serve a tomada de pressão estática (static port)? Tem a função de transmitir ar para os instrumentos, para que estes sejam calibrados e possam medir a diferença de pressão.
Computador de dados aerodinâmicos (ADC)
Em aviões mais modernos, estes sensores aviônicos estão integrados no computador de dados aerodinâmicos. Instrumentos puramente pneumáticos perdem precisão em altas altitudes. O computador tem sensores de pressão que enviam sinais elétricos para o computador, que tem conversores analógico-digital e corretor de erros. O ADC oferece uma visão melhor dos dados que os ponteiros analógicos.
Os instrumentos puramente pneumáticos ficam de reserva, no caso de falha do ADC. Outros sensores e instrumentos aviônicos ficam para outros posts.