Este post é a parte 9 do tutorial de Arduino. Será mostrado como tocar música usando um buzzer ou um alto-falante e como usar um teclado matricial 4×4.
Tocando sequência de tons
Para montar este projeto, que toca alguns tons, só precisa de um alto-falante e alguns fios. Pode ser um buzzer no lugar do alto-falante.
Este é o código-fonte.
Na nova função tone, o primeiro número é o pino digital ligado ao transdutor de som, o segundo número é a frequência em Hertz e o terceiro é a duração em milissegundos. Esta é a tabela das notas musicais e suas respectivas frequências.
É possível tocar música de videogame de 8 bits e temas famosos de jogos, filmes, etc.
Teclado matricial 4×4
Este teclado tem 8 terminais, os 4 primeiros da direita para a esquerda, em relação a figura de cima, são ligados às linhas e os outros 4 às colunas.
Ligando o teclado ao Arduino. Não ligue nos terminais 1 ou 0 dos pinos digitais, senão algumas teclas não vão responder.
O programa abaixo é para testar o teclado, tem que abaixar a biblioteca keypad.h, pode ser neste link. No tutorial 8, mostra como instalar uma nova biblioteca, clique no botão abaixo para ver.
Estes comandos abaixo declaram o número de linhas e colunas.
“matrixkeypad” é uma matriz de caracteres mostrando o mapa do teclado e em seguida temos dois vetores indicando os pinos das linhas e colunas.
Este comando inicializa o teclado, criando um objeto “Keypad” com o mapa “matrixkeypad” e os pinos que serão usados.
A primeira linha do void loop() verifica se alguma tecla foi pressionada. Se sim, aparece na tela serial.
A tela serial deve aparecer desta forma.
Tocando música com o teclado
Este projeto usa um alto-falante e o teclado matricial. Ao apertar uma tecla, o alto-falante deve emitir um tom em uma determinada frequência. Abaixo está o circuito completo montado.
Este é o algoritmo. No final, basta adicionar mais teclas e definir a frequência do som.