Está chegando a quinta geração (5G) de comunicação móvel, neste post é mostrado como funciona e as características principais.
Para saber sobre as gerações anteriores, clique no botão abaixo.
Gerações anterioresClique aqui
Como é?
Como é de se esperar, a internet 5G será mais rápida que a 4G. Se a 4G pode ter até 1 Gbps (Gigabits por segundo), a 5G pode alcançar 10 Gbps. Na prática, a velocidade depende do ambiente pois outras ondas eletromagnéticas e obstáculos físicos como prédios, paredes e etc interferem na velocidade.
Para ter maior velocidade, precisa ter uma largura de banda maior. Tem espaço para grandes larguras de banda nas frequências de 28 e 39 GHz. Porém estas frequências têm um alcance aproximado de 500 metros. Os celulares vão precisar de estações rádio base de menor potência, formando células menores. Por outro lado, o consumo de energia será reduzido, aumentando a duração da bateria. A banda de frequência adotada depende de cada país. Na figura abaixo os traços azuis são as bandas licenciadas para o 5G, os traços verdes não são licenciadas e a roxa é ocupada pela LTE.
Esta tecnologia terá uma latência menor que a de 4G. Latência é o tempo de resposta de um aparelho em uma rede sem fio. A latência da quinta geração será no máximo de 1 milissegundo. Este gráfico compara a latência das tecnologias anteriores. A LTE, uma tecnologia 4G tem latência de 10 milissegundos.
Além de maior velocidade, esta nova tecnologia permitirá baixar, transmitir e ver vídeos de definição superior e obter a Internet das Coisas (IoT).
O celular 5G
Como será o celular desta geração? Aparentemente serão iguais aos de 4G, mas os da quinta geração terão modems e processadores compatíveis. Como este processador Snapdragon 855 da Qualcomm, tem tecnologia de 7 nm (nanômetros), ou seja, o transistor MOSFET tem 7 nm de largura.
Este chip terá o modem Snapdragon X50 para se conectar a uma rede de quinta geração. Desempenho e inteligência artificial serão aprimorados e terá melhor gerenciamento de energia.
Outras empresas também estão fazendo modems para celulares 5G. Ter um chip compatível não é suficiente, também deve ter torres de celular adaptadas para esta nova tecnologia.
Algumas aplicações do 5G
Grandes avanços surgirão com esta tecnologia. Uma das aplicações é a IoT, consiste em levar internet para um grande número de aparelhos e sensores que antes não eram conectados. Os aparelhos terão sensores de baixa potência que monitorarão o ambiente e os próprios aparelhos.
A implementação do 5G viabilizará veículos sem motorista devido ao baixo tempo de latência e à velocidade de processamento de dados dos sensores.
Se é possível aplicar 5G para criar carros autônomos, pode usar para criar drones autônomos que entregarão encomendas e comida nas casas.
Os celulares terão muitos jogos e aplicativos com realidade aumentada e jogos com realidade virtual 360 graus.
MUITO BOM PARABÉNS!
Obrigado. 🙂