Biologia, História, Mar e oceano, Meio ambiente, Notícia

Descoberto fóssil de trilobita gigante

Foi descoberto um fóssil de uma “nova” espécie de trilobita gigante na Austrália, que viveu há 500 milhões de anos atrás no período Cambriano.

Fonte: Sci News (Traduzido para o Português)

Trilobitas são um grupo de artrópodes marinhos extintos que lembram caranguejo-ferradura e estão relacionados com os modernos insetos e crustáceos.

Estas criaturas apareceram nos oceanos antigos no período Cambriano, aproximadamente há 540 milhões de anos atrás, e desapareceram em uma extinção em massa no final do período Permiano, aproximadamente há 252 milhões de anos.

Elas eram extremamente diversas, com 20.000 espécies, e os fósseis dos exoesqueletos podem ser encontrados em todo o mundo.

Apelidado de Redlichia rex, a espécie recém-descoberta é o maior trilobita cambriano descoberto na Austrália.

Cresceu 12 polegadas (30 cm) em comprimento, quase duas vezes o tamanho de outros trilobitas australianos da mesma era.

O fóssil da espécie, descoberto em Emu Bay Shale, na Kangaroo Island, e a representação artística respectivamente. Ambos são da mesma fonte da notícia.

A preservação de “partes moles” – como antenas e pernas – em trilobitas fossilizados é extremamente raro.

“Curiosamente, espécies trilobitas do Emu Shale Bay – incluindo Redlichia rex – exibem ferimentos que foram causados por predadores esmagadores de casco”, disse Dr. Diego García-Bellido, um pesquisador da Universidade de Adelaide e do Museu do Sul da Austrália.

“O grande tamanho da espécime ferida Redlichia rex e os coprólitos associados sugere que predadores maiores caçavam o Redlichia rex, como o Anomalocaris, uma criatura ainda maior parecida com um camarão, ou a “nova” espécie tinha tendências canibais.

 

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *