Um supercondutor a base de hidrogênio pode teoricamente funcionar a 200ºC, mas precisa de uma pressão muito elevada.
Fonte: Science News (Traduzido para o Português)
Cientistas calcularam que um composto rico em hidrogênio poderia conduzir eletricidade sem resistência a temperaturas por volta de 200ºC – muito acima do ponto de ebulição da água 100ºC. Se esta previsão for confirmada experimentalmente, o material pode estar em grande contraste com todos os supercondutores conhecidos, estes devem ser resfriados abaixo da temperatura ambiente para funcionar.
Todos os supercondutores existentes precisam ficar a temperaturas muito baixas, próximas do zero absoluto para funcionar. Por isso, têm aplicações limitadas. Um fio supercondutor tem resistência zero e seria excelente na transmissão de energia elétrica, pois não haveria perda de energia.
O novo supercondutor previsto – um composto de hidrogênio, magnésio e lítio – tem as suas complicações. Deve ser submetido a pressão extremamente alta, aproximadamente 2,5 milhões de vezes a pressão da atmosfera da Terra.
Este trabalho foi feito pela equipe de Hanyu Liu, da Universidade Jilin, em Changchun, China.
Se o novo cálculo for confirmado, o supercondutor proposto poderia superar a temperatura recorde da equipe de Hemley. “Isso é uma previsão importante usando o nível de teoria que provou ser precisa”, disse Hamley, da Universidade de Illinois em Chigago, que não estava envolvido na pesquisa.
O supercondutor teórico tem átomos de lítio (verde), magnésio (azul) e hidrogênio (vermelho), cuja fórmula química é Li_{2}MgH_{16}, de acordo com as fontes.
Se este supercondutor por criado na prática, não haverá grandes mudanças. Porque precisa de uma pressão muito alta, limitando as aplicações.