Este post é uma comparação entre os geradores assíncrono e síncrono. Mostrando as principais vantagens e desvantagens de ambos.
Links para posts sobre o funcionamento dos dois tipos de geradores.
Vantagens e desvantagens dos geradores assíncronos (de indução)
As vantagens deste tipo de gerador são:
- Se o rotor for gaiola de esquilo, a construção é mais simples e a máquina é mais robusta. Exige menos manutenção devido à ausência de escovas e anéis de escorregamento. Tornando-o mais econômico.
- Possuem maior relação potência/peso, geralmente são menores que os geradores síncronos. O entreferro é menor do que o dos alternadores.
Enquanto as desvantagens:
- Precisa receber potência reativa para gerar potência ativa. Pode vir de um banco de capacitores ou da rede através de um conversor. Geralmente o banco de capacitores fica em um painel elétrico como este, com disjuntores para proteção.
- Precisa ligar como motor de indução para ter fluxo magnético residual, necessário para a operação como gerador.
- Precisa de um conversor de potência para estabilizar a frequência e a tensão. Em alguns casos, são usados geradores de indução com rotor bobinado ou geradores de indução duplamente alimentado (DFIG), que exigem maior manutenção.
Vantagens e desvantagens dos geradores síncronos (alternadores)
As vantagens em usar o alternador são:
- O gerador síncrono é mais eficiente que o de indução em grande escala. Porque geradores síncronos têm melhor fator de potência e os de indução precisam de banco de capacitores para fornecer corrente de magnetização, que em grande escala, aumenta significativamente o custo.
- Maior estabilidade de frequência e tensão devido ao sincronismo da velocidade do rotor e do campo girante.
Quanto às desvantagens:
- Precisa de uma fonte de corrente contínua para alimentar o rotor. A não ser que o rotor seja de ímã permanente, neste caso, é usado apenas para aplicações de baixa potência. Porque há carência de materiais para a construção de ímãs fortes para o rotor.
- Alternadores com o rotor bobinado exigem maior manutenção, devido ao desgaste dos anéis condutores e escovas.