Você sabia que os aviões comerciais têm um motor que não fica nas asas? É a unidade de potência auxiliar e o assunto deste post.
Localização e funções
A unidade de potência auxiliar fica na ponta traseira do avião. A seta indica a saída dos gases.
Suas funções são: Fornecer ar comprimido para dar a partida nas turbinas, energia elétrica AC para os sistemas elétricos do avião, ar para o sistema de ar condicionado e pressão de óleo para os sistemas hidráulicos. Antes de ligar as turbinas principais, deve-se ligar a UPA. Esta é ligada quando o avião está no solo com as turbinas principais desligadas ou quando for necessário durante o voo. O fluxo de ar para as turbinas é controlado por válvulas. Quando o avião está em terra, pode ser usada uma unidade terrestre para fornecer ar comprimido.
Em aviões pequenos, um motor elétrico é o suficiente para acionar os motores menores. No entanto, turbinas grandes precisam de uma quantidade considerável de ar comprimido para dar a partida.
Como funciona?
A unidade de potência auxiliar é uma turbina a jato que usa o mesmo combustível das turbinas nas asas. Aciona um gerador elétrico, bombas pneumáticas e hidráulicas.
A UPA é ligada ao gerador elétrico (ac generator) por meio de um conjunto de engrenagens (gear box). Um flap é aberto, permitindo a entrada de ar, que é comprimido e fornecido pela UPA através da válvula pneumática (bleed control valve). O gerador alimenta uma caixa de controle eletrônico (ECB), um controlador digital cujas funções são:
- Transmitir dados para o painel quando estiver ligado.
- Controlar a válvula de controle pneumático.
- Monitorar o ar comprimido, chamado de bleed air.
- Dar a partida elétrica e monitorar o gerador.
- Controlar o fluxo de combustível.
- Controlar a unidade de ignição.
Em outros meios de transporte
As UPAs também estão presentes em helicópteros, trens e caminhões. Esta é uma unidade de potência auxiliar para helicópteros Mi-8, Mi-17, Mi-24 e Mi-28.
Em helicópteros, a UPA (APU) fica próximo do rotor principal.
Nos trens, a unidade de potência auxiliar também é chamada de inversor estático. Fornece energia para sistemas elétricos internos como iluminação, ar condicionado, bateria, etc.
Alguns caminhões têm UPA, fornecem economia de combustível e energia elétrica quando necessário.