Recebi mensagens de dúvidas sobre o biodigestor. É uma forma de gerar energia a partir da biomassa, cujo funcionamento é o assunto deste post.
Recomendo que também leia o post sobre energia por biomassa.
Geração de energia por biomassaClique aqui
O que é e como funciona um biodigestor?
Materia orgânica é depositada em uma câmara e dentro desta é produzido biogás como combustível. Além disso, produz fertilizante para as plantações. Há canais diferentes para as saídas de biogás e fertilizante.
Na zona rural, a matéria orgânica é composta por dejetos de animais e da agricultura. Este é um biodigestor maior para aproveitar o lixo orgânico das cidades e indústrias.
Produção anaeróbica de biogás
Anaeróbica significa sem oxigênio. O biogás é formado por 50% a 75% de metano (), 25% a 50% de dióxido de carbono () e pequenas quantidades de gases hidrogênio (), sulfeto de hidrogênio (), amônia () e oxigênio (), além de água (). A produção de biogás dentro do biodigestor é dividida nas seguintes etapas, que ocorrem simultaneamente.
Hidrólise
A matéria orgânica tem compostos complexos: proteínas, carboidratos e lipídios. Nesta etapa, os compostos complexos são quebrados em moléculas mais simples como açúcares, aminoácidos e ácidos graxos. Aquelas moléculas são quebradas por bactérias hidrolíticas que produzem enzimas (lipases, proteases e amilases) para executar as seguintes reações químicas.
- = sacarose.
- = glicose e frutose. Embora tenham a mesma fórmula química, são moléculas diferentes.
- = gordura chamada trioleína.
- = glicerina ou glicerol.
- = ácido oleico.
- = proteína di-peptídeo.
- e são aminoácidos.
Acidogênese
Nesta fase, bactérias fermentativas convertem açúcares, aminoácidos e ácidos graxos em ácidos de cadeia curta e outras substâncias.
- = íon bicarbonato.
- = acetato.
- = ácido glutâmico.
- = ácido propiônico.
- = ácido acético ou etanoico.
Vários gêneros de bactérias fazem a acidogênese.
Acetogênese
Esta fase é caracterizada pela produção de ácido acético, hidrogênio e dióxido de carbono a partir de ácidos orgânicos e outras moléculas da acidogênese. Alguns exemplos de reações desta fase feitos por bactérias acetogênicas.
- = propionato, vem do ácido propiônico.
- = acetato, íon do ácido acético.
- = butirato, vem do ácido butírico.
- = íon do ácido valérico.
Nesta etapa, é importante controlar a concentração de hidrogênio. Se esta for muito elevada, não haverá conversão dos compostos na acidogênese, portanto, aumenta a quantidade de ácidos orgânicos. Consequentemente, não há metanogênese para a produção de biogás. A produção de hidrogênio reduz o pH do ambiente local.
Metanogênese
Finalmente, o metano é produzido neste estágio, combinando ácido acético , hidrogênio e dióxido de carbono .
Os microorganismos metanogênicos são do reino ou domínio Archaea. Os metanogênicos acetoclásticos produzem metano a partir do ácido acético, enquanto os hidrogenotróficos o fazem a partir do hidrogênio e dióxido de carbono.

Sulfetogênese
Um biodigestor também produz enxofre, que vem da matéria orgânica. Para usar o biogás como fonte de energia, a concentração de enxofre deve ser reduzida, pois o sulfeto de hidrogênio causa corrosão em metais e motores. Existem vários métodos de remoção de enxofre que serão mostrados em outro post. Na sulfetogênese, as bactérias sulforedutoras transformam sulfato, sulfito e sulfurados em sulfeto.