Robôs estão ajudando no combate ao coronavírus, reduzindo a contaminação. Como são e quais são suas funções? É o assunto deste post.
Telepresença
Para evitar que os profissionais da saúde sejam contaminados pelo coronavírus nos hospitais, robôs de telepresença são usados para comunicação a longa distância com pacientes.
Já foi publicado um post sobre robôs de telepresença, cujo link está abaixo.
Robôs de telepresençaClique aqui
Desinfecção
Atualmente, robôs usam dois métodos de desinfecção de ambientes: Ultravioleta e vapor de peróxido de hidrogênio.
Desinfecção por ultravioleta
Estes robôs são usados em hospitais e centros de saúde para iluminar as áreas. A luz ultravioleta do tipo C (UV-C) destrói o DNA de bactérias e vírus. Porém, também é perigosa para humanos. Logo, estes robôs são usados quando não há presença de pessoas.
Desinfecção por peróxido de hidrogênio
Robôs elétricos móveis com baterias de lítio, equipados com sprays de vapor de peróxido de hidrogênio (H_{2}O_{2}), desinfetam grandes áreas públicas. Podem ser controlados remotamente ou seguir uma rota programada, se orientando com sensores como o Lidar e criando uma imagem 3D do terreno. Alguns robôs desinfetadores usam tanto lâmpadas UV quanto vapores de H_{2}O_{2}. Como este da Keenon Robotics.
Monitoramento e testes de coronavírus
Além da questão da segurança dos profissionais da saúde, existe a demanda de fazer um grande número de testes por dia. Robôs e sistemas automatizados foram construídos para automatizar testes de laboratório, reduzindo a exposição dos profissionais ao coronavírus.
Nos hospitais, alguns robôs podem monitorar os pacientes medindo temperatura, pressão do sangue e a saturação de oxigênio dos pacientes. Além de ter um canal de comunicação entre o paciente e o médico. O robô Tommy da figura abaixo, que atua nos hospitais da Itália, é um exemplo deste tipo.
Existem robôs com comunicação 5G que monitoram temperaturas corporais em espaços públicos e verificam o uso de máscaras.
Serviços
Muitas pessoas foram forçadas a ficar dentro de suas casas. Robôs e drones estão sendo usados para entregar comida nos hospitais e residências, transportar amostras para laboratórios, oferecer álcool em gel e ajudar os idosos.