O helicóptero Ingenuity da missão Mars 2020 da NASA, voou com sucesso no Planeta Vermelho. Tornando-se a primeira aeronave a voar em outro planeta.
Fonte: NASA (Traduzido para o Português)
Nesta segunda-feira, o helicóptero Ingenuity da NASA se tornou a primeira aeronave da história a fazer um voo controlado em outro planeta. A equipe Ingenuity, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) no sul da Califórnia, confirmou o voo bem sucedido depois de receber dados do helicóptero através do rover Perseverance da NASA às 6:46 a.m. EDT (7:46 no horário de Brasília).
O helicóptero movido a energia solar decolou às 3:34 a.m. EDT (4:34 no horário de Brasília), às 12:33 no horário marciano, esta é a hora que a equipe determinou que teria ótima energia e condições de voo. Os dados do altímetro indicaram que o Ingenuity subiu a uma altitude máxima de 10 pés (3 metros) e manteve uma flutuação estável por 30 segundos. Depois desceu, tocando a superfície após um voo de 39,1 segundos.
O voo inicial do Ingenuity foi autônomo. Pilotado por sistemas de orientação, navegação e controle executados por algoritmos desenvolvidos pela equipe no JPL. Como os dados devem ser enviados e recebidos do Planeta Vermelho ao longo de centenas de milhões de milhas usando satélites orbitais e a Deep Space Network da NASA, o Ingenuity não pode ser controlado por joystick e o voo não pode ser visto da Terra em tempo real.
A atmosfera de Marte é muito fina, cuja densidade na superfície é de 0,020 kg/m³. Enquanto a atmosfera da Terra possui 1,2 kg/m³ na superfície. Significa que a pressão atmosférica de Marte é apenas 1% a da Terra. Isto torna a decolagem muito difícil.
Nome oficial do local
O Administrador Associado da NASA para a Ciência Thomas Zurbuchen, anunciou o nome do campo marciano onde ocorreu o voo.
“Agora, 117 anos após os irmãos Wright conseguirem fazer o primeiro voo no nosso planeta, o helicóptero Ingenuity da NASA conseguiu esta incrível façanha em outro mundo”, disse Zurbuchen. “Enquanto estes dois momentos icônicos na história da aviação podem estar separados pelo tempo e 173 milhões de milhas no espaço, estarão ligados para sempre. Como uma homenagem aos 2 fabricantes de bicicletas inovadores de Dayton, este primeiro de muitos aerodrómos em outros mundos será conhecido como Wright Brothers Field (Campo Irmãos Wright em Português), em reconhecimento a ingenuidade e inovação que continuam a impulsinar a exploração”.
Informações sobre o Ingenuity
O Ingenuity não possui nenhum instrumento científico, tem 49 cm de altura e pesa 1,8 kg. Os dois rotores têm 1,2 metros de comprimento.
O Perseverance chegou com o Ingenuity acoplado a sua barriga no dia 18 de Fevereiro. Colocado na superfície da cratera Jezero em 3 de Abril, o Ingenuity está atualmente no 16° sol, ou dia marciano, de sua janela de teste de 30 sóis. Nos próximos 3 sóis, a equipe do helicóptero receberá e analisará todos os dados e imagens do teste e formulará um plano para o segundo teste experimental, marcado para depois de 22 de Abril. Se o helicóptero sobreviver o segundo teste de voo, a equipe do Ingenuity considerará a melhor forma de expandir o perfil do voo.