Este post mostra o conceito de pH e sua influência no ciclo do nitrogênio. É uma continuação do post anterior sobre Meio Ambiente.
Para saber o que é o ciclo do nitrogênio, clique no botão a seguir.
Ciclo do nitrogênioClique aqui
O que é o pH?
É a abreviatura de potencial hidrogeniônico e uma medida de escala logarítmica, que indica o grau de acidez ou alcalinidade em uma solução. Quanto maior a quantidade de íons de hidrogênio () dissolvidos em solução aquosa, mais ácida é a substância.

Cálculo
O pH é o logaritmo negativo da concentração de em mol/l na base 10.
Esta equação mostra que cada número possui 10 vezes mais concentração de em meio aquoso do que o número maior. Por exemplo, uma substância com pH igual a 5 é 10 vezes mais ácido do que uma solução com pH de 6.
A influência do pH no ciclo do nitrogênio
As plantas terrestres usam a amônia para sintetizar aminoácidos. No meio aquático, a amônia () é tóxica para os peixes. Esta molécula pode atravessar as guelras do peixe. Quando estiver dentro da guelra, pode se converter em íon amônio (), esta conversão causa dano às células.

Além disso, o excesso de prejudica o esqueleto dos corais, tornando-os menos denso. No entanto, o não é tóxico para os peixes, pois não consegue entrar nas guelras.
Princípio de Le Chatelier no ciclo do nitrogênio
A amônia forma um equilíbrio com o íon amônio, mostrado pela seguinte reação química reversível.
Um sistema químico está em equilíbrio quando a velocidade das reações nos dois lados da equação reversível são iguais e quando a concentração das substâncias envolvidas são constantes. O princípio de Le Chatelier afirma que, quando o equilíbrio de um sistema químico é perturbado por um fator externo, este sistema se reajusta para ficar em um novo equilíbrio. No sistema químico acima, que é parte do ciclo do nitrogênio, quanto menor o pH da água, maior a produção de .
