A Internet das Coisas é a idéia de conectar vários objetos à internet, compartilhando informações para automatizar e otimizar as tarefas.
Como funciona a Internet das Coisas?
A Internet das Coisas conecta aparelhos que antes não eram conectados à internet. Estes aparelhos precisam ter sensores para a coleta de dados sobre o ambiente onde estão e como são usados. Todos estes dados são transmitidos para uma nuvem.
Os aparelhos podem se conectar à internet por meio de cabos, com uma rede Ethernet, ou por tecnologias sem fio como Wi-Fi, Bluetooth e redes móveis 4G e 5G. A conectividade depende da aplicação da rede IoT. Os dados na nuvem são processados por softwares e apresentados ao usuário por meio de tabelas, gráficos e números nos computadores, tablets e smartphones. O usuário precisa de um aplicativo para ver a interface com as informações sobre o estado dos aparelhos conectados.
O papel da inteligência artificial
Os dispositivos ligados à IoT geram uma grande quantidade de dados que se tornam Big Data. A inteligência artificial e os algoritmos de aprendizagem de máquina são necessários para encontrar as informações mais úteis, detectar problemas, fazer previsões, enviar notificações e controlar os atuadores para fazerem os ajustes necessários. Algumas aplicações usam processamento de linguagem natural para identificar comandos de voz e escritas.
Algumas aplicações da internet das coisas
- Um carro com GPS pode indicar ao motorista onde há engarrafamento e a rota mais curta para chegar ao destino.
- A internet das coisas é um dos principais componentes da indústria 4.0. As máquinas são conectadas a uma rede para melhor planejamento, detectar e corrigir problemas. Para obter uma produção mais eficiente.
- Nas residências, a iluminação, a temperatura, o consumo de energia, alarmes e eletrodomésticos podem ser monitorados pelo usuário por meio de um smartphone e controlados automaticamente por um aplicativo a distância.
- Na agricultura, sensores ligados a uma plataforma IoT monitoram as condições do solo, a saúde das plantas e dos animais, o terreno através de drones, etc. Todas estas informações são transmitidas a um aplicativo, onde também é possível ver as condições meteorológicas.
Comentário de teste.