back to top
sábado - 27 / dezembro / 2025

Medidor de pH: como funciona?

Atendendo a pedidos, o assunto de hoje é o funcionamento do medidor de pH ou pHmetro. Um instrumento eletrônico que mede a acidez e a alcalinidade.

Para saber o que é o pH e sua importância no equilíbrio ambiental, clique no link a seguir.

pH: definição e importânciaClique aqui

Como funciona o medidor de pH?

São usadas 2 sondas, uma de referência e outra de medição. A sonda de medição é feita de vidro com um pequeno bulbo no fundo, que fica em contato com a solução a ser medida.

O bulbo é feito de uma fina membrana de vidro que é permeável aos íons hidrogênio (H^{+}). Dentro do tubo de vidro há um eletrodo de prata (Silver wire), revestido com cloreto de prata (AgCl) e uma solução de cloreto de potássio (KCl), cujo pH constante é 7.

bulbo de vidro
Fonte: Wonkee Donkee.
Dentro do tubo do medidor de pH
Quando a sonda é imersa na solução, uma fina camada de gel hidratada (Gel layer) é formada nos dois lados da membrana fina no bulbo (Glass membrane). Fonte: Stack Exchange.
íons hidrogênio
Se a solução é ácida (pH abaixo de 7), haverá mais íons H^{+} na solução medida do que na substância buffer dentro do vidro. Caso a solução seja alcalina ou básica (pH acima de 7), haverá maior concentração de íons H^{+} dentro da sonda do que fora. Esta diferença de concentração de íons cria uma diferença de potencial. Fonte: AtlasScientific.

Quando há uma diferença de concentração, há uma troca de íons entre a solução e as camadas de gel interna e externa. Os íons H^{+} da solução de maior concentração vão para a membrana de vidro, substituindo alguns íons de lítio (Li^{+}) ou sódio (Na^{+}) e estes vão para a camada de gel com menor concentração de íons positivos.

Se o pH da solução a ser medida for 7, não haverá diferença de concentração de íons dentro e fora da sonda. Logo, a diferença de potencial entre os eletrodos será 0.

A sonda de referência

Determina a precisão da medição do pH, deve ter um potencial elétrico constante e baixo coeficiente de temperatura. Também possui um eletrodo de prata com revestimento de AgCl e o mesmo eletrólito de KCl. A sonda de referência fica em contato com o líquido medido por uma junção porosa, para a difusão de KCl e fechar o circuito elétrico.

Os eletrodos do medidor de pH
O eletrodo de referência à direita. Fonte: GlobalSpec.
medidor de pH com eletrodos combinados
A maioria dos medidores tem os eletrodos de referência (Reference) e de medição (Measuring) em uma única sonda de vidro. Fonte: Vistech.

Há uma pequena tensão elétrica entre os eletrodos, que é amplificada para o pHmetro calcular o pH usando a equação de Nernst e mostrar em um display.

A equação de Nernst

Relaciona a tensão elétrica V com a diferença de concentração de íons em duas substâncias.

V=\frac{RT}{nF}ln(\frac{C_{1}}{C_{2}})

Onde:

  • R é a constante universal dos gases, cujo valor é 8,315 J/mol\cdot K.
  • T é a temperatura em Kelvin (K).
  • n é o número de elétrons transferidos por íon trocado.
  • F é a constante de Faraday, cujo valor é 96485 C/mol (coulombs por mol).
  • C_{1} é a concentração de íons na solução medida, em moles/litro de solução.
  • C_{2} é a concentração de íons na solução de referência.

Me foi perguntado se um medidor de pH feito para funcionar em 50 Hz funcionará diferente em 60 Hz, ou vice-versa. Como o princípio de funcionamento deste instrumento não depende da frequência da rede, não haverá nenhuma alteração.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimos posts