Por que a Lua sempre tem o mesmo lado voltado para a Terra? A resposta é o acoplamento ou travamento de maré e é o assunto deste post.
Por que o travamento de maré acontece?
A órbita elíptica da Lua, a inclinação entre os planos orbitais da Terra e da Lua e a inclinação dos eixos de rotação de ambos, fazem com que seja possível observar mais da metade da superfície lunar. Incluindo os polos norte e sul do satélite natural. Mas, 41% da superfície do satélite natural permanece oculta para um observador na Terra.
Como começou?
Na época da formação, a Lua e a Terra giravam muito mais rápido que atualmente. Ambos exercem forças gravitacionais entre si, causando as marés na Terra e um leve alongamento na Lua.
Por ter massa menor, a Lua obteve o travamento de maré primeiro. Se a Lua girasse mais devagar que a Terra, as forças de maré acelerariam a rotação para obter o travamento de maré.
Daqui a 50 bilhões de anos, a Terra ficará travada e terá o mesmo lado voltado para a Lua. A não ser que sejam engolidos pela gigante vermelha que o Sol se tornará daqui a 5 bilhões de anos.
Quanto tempo leva para acontecer o travamento de maré?
Esta é a equação simplificada para calcular o tempo estimado t, em anos, para uma lua obter o travamento de maré em relação ao seu planeta. Esta equação só pode ser usada para luas esféricas.
t\approx 6\frac{a^{6}R\mu }{m_{s}m_{p}^{2}}\cdot 10^{10}
Onde:
- m_{p} é a massa do corpo primário, ou planeta.
- m_{s} é a massa do corpo secundário, ou lua.
- a é a distância entre os dois corpos.
- R é o raio do satélite.
- \mu é a rigidez do satélite natural, em N/m^{2}. Depende da composição da lua, se é rochosa, feita de gelo, etc.