O assunto deste post é uma introdução ao sistema Fly-by-Wire nos aviões modernos. É mostrado como funciona e as vantagens em relação aos sistemas antigos.
Antes do Fly-by-Wire
Antigamente, o piloto controlava os atuadores do avião (leme, flaps, ailerons, profundores, spoilers e freio) por meio de polias, manivelas, cabos de aço e tubulações hidráulicas.
Estes sistemas mecânicos adicionavam muito peso ao avião, além da manutenção ser mais longa e complexa.
Como funciona?
O piloto move e aciona os controles na cabine (manche, pedais, etc.), estes possuem sensores que convertem os movimentos em sinais elétricos, que são transmitidos por fios, por isso o nome Fly-by-Wire (literalmente voar por fio), até chegar a um computador (computer) de controle de voo ou computador de voo principal, para fazer cálculos e processar os sinais de entrada. Este computador envia sinais (computer order) para os atuadores (actuators) executarem os movimentos de acordo com os comandos do piloto (pilot’s command). Sensores e atuadores enviam sinais de realimentação para o computador. É um sistema de malha fechada.
Computadores podem falhar devido a interferências ou pulsos eletromagnéticos. Para aumentar a segurança, é usado mais de um computador de controle de voo. Um computador realiza cálculos e compara o resultado com outros. Computadores defeituosos, que tiverem resultados diferentes dos outros, são reinicializados ou desligados.
Cada um possui 3 lanes, que são unidades centrais de processamento (CPU), são de fabricantes diferentes, mas rodam com o mesmo software. Um lane faz o processamento de dados, outro fica no aguardo (stand-by) e o terceiro monitora ambos.
As vantagens do Fly-by-Wire
- A substituição de sistemas mecânicos por eletroeletrônicos diminui o peso do avião. Portanto, economiza combustível.
- No caso dos aviões comerciais, a implementação do fly-by-wire permitiu mais espaço para passageiros e bagagens.
- O controle dos atuadores é mais preciso.
- Maior estabilidade e segurança no voo.
- Menos carga de trabalho para o piloto.
Outras tecnologias
Também existe o sistema Fly-by-Light, que substitui os fios elétricos por fibras óticas, para reduzir a interferência e aumentar a velocidade de transmissão. Atualmente está sendo desenvolvido o Fly-by-Wireless, que usa transmissores e receptores de radiofrequência, para fazer a comunicação entre os computadores e os componentes.
Boa noite Dr. Pedro Ney,
Parabéns pelos 6 anos de existência da
Eletrical e-Library que presenteia os seus leitores com excelentes e interessantes assuntos.
Nossos agradecimentos.