Espaço, Exploração, Notícia

O módulo lunar SLIM sobrevive

Embora não tenha feito um pouso perfeito, o módulo de pouso SLIM sobreviveu por duas noites lunares, o que equivalem a 28 dias terrestres.

O lançamento da SLIM e do XRISMClique aqui

Fonte: Phys.org (Traduzido para o Português)

A sonda não tripulada Módulo de Pouso Inteligente para a Investigação da Lua (SLIM) pousou em Janeiro, tornando o Japão o quinto país a alcançar a superfície lunar sem colisão.

No entanto, a espaçonave de baixo peso pousou em um ângulo errado, fazendo com que os painéis solares ficassem apontados para a direção errada.

A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa anunciou o despertar surpreendente em um post no X, ex-Twitter.

“Nós recebemos uma resposta do SLIM na última noite e confirmamos que o SLIM completou com sucesso a segunda noite lunar”, estava escrito no X.

Uma foto em preto e branco da superfície rochosa de uma cratera acompanhou o post na conta oficial da SLIM.

SLIM
A posição do módulo. Fonte: ExtremTech.

“Como o Sol estava alto no céu e o equipamento ainda estava quente, nós gravamos imagens da paisagem habitual com a câmera de navegação, entre outras atividades, por um curto período de tempo”, segundo a conta oficial da SLIM no X.

O módulo indiano Chadrayaan-3 parou de funcionar após o pouso e o módulo americano Odysseus, da empresa privada Intuitive Machines, pousou, caiu de lado e depois de uma semana parou de funcionar.

A JAXA apelidou o SLIM de “franco atirador lunar”, devido à precisão da tecnologia de pouso.

O objetivo da missão era examinar uma parte do manto lunar, a camada interna abaixo da costa, a qual acredita-se ser acessível na cratera onde o SLIM pousou.

Três horas após o pouso, no dia 20 de Janeiro, a JAXA desligou o módulo remotamente, para economizar energia, tendo recebido dados técnicos e imagens da sua descida.

Devido à mudança de ângulo do Sol, a sonda foi reativada no final de Janeiro por dois dias e realizou observações científicas na cratera com uma câmera de alta especificação.

foto tirada pela SLIM
A foto tirada pela câmera espectroscópica multibanda da SLIM, em Janeiro de 2024 após o pouso. Fonte: Japan TImes.

A JAXA afirmou que a espaçonave não foi projetada para operar em noites lunares rigorosas, quando a temperatura cai para abaixo de -130ºC.

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *