A West Japan Railway implementou um robô humanoide, controlado por realidade virtual, para fazer reparos nas linhas ferroviárias do Japão.
Fonte: TechXplore (traduzido para o Português)
Começando neste mês, a máquina montada em um caminhão, que pode se mover em trilhos, será usada para trabalho de manutenção na rede da empresa.
O operador senta em um cockpit do caminhão, enxergando através dos olhos do robô via câmeras e operando os poderosos membros e mãos remotamente.
Com um alcance vertical de 12 metros, a máquina pode usar vários acessórios para os seus braços, para carregar objetos tão pesados quanto 40 kg, segurar um pincel para pintar ou usar uma motosserra.
Por enquanto, a tarefa principal do robô é aparar galhos de árvore ao longo dos trilhos e pintar estruturas metálicas, que prendem os cabos acima dos trens, disse a companhia.
A tecnologia ajudará a preencher a escassez de trabalhadores no Japão cada vez mais envelhecido, assim como reduzir acidentes de quedas ou choques elétricos, afirmou a companhia.
“No futuro, esperamos usar as máquinas para todas as operações de manutenção em nossa infraestrutura e isto pode fornecer um estudo de caso de como lidar com a escassez de trabalho”, declarou o presidente Kazuaki Hasegawa em um comunicado de imprensa.
Houveram notícias deste robô a 2 anos atrás, mas estava em fase de protótipo e apenas agora que entrou em operação.