A Yutu-2 é o rover da missão lunar chinesa Chang’e 4, lançada em 2019, para explorar o lado oculto da Lua.
Post sobre o pouso da Chang’e 4Clique aqui
Fonte: CGTN (Traduzido para o Português)
O rover viajou por 1613 metros até agora, se tornando o rover mais duradouro da Lua.
A Yutu-2, ou Coelho de Jade-2, é parte da missão Chang’e 4, que pousou na cratera de Von Karman, na Bacia do Polo Sul-Aitken, no lado oculto da Lua, em 3 de Janeiro de 2019. O rover completou seu trabalho no 71º dia lunar, marcando quase 5 anos e 9 meses de operação, além do plano original de 3 meses.
Uma das fotos transmitidas de volta para a Terra, no dia 10 de Setembro, mostrou o rover deixando marcas na superfície lunar que lembram um bolo lunar. Zuo Wei, o vice-projetista chefe do sistema de aplicação terrestre, afirmou que pode simbolizar a celebração Festival de Meio do Outono, um dos feriados mais importantes do povo chinês, que foi no dia 17 de Setembro deste ano.
A coleção de fotos destaca uma variedade de características da superfície da Lua, incluindo áreas planas, morros, crateras de impacto e grandes rochas.
Além da Yutu-2, a sonda Chang’e 3 e o módulo de pouso Chang’e 4 também estão operacionais na Lua. Enquanto alguns instrumentos científicos continuam a funcionar e transmitir dados, pesquisadores estão avaliando as suas capacidades operacionais a longo prazo.
Além disto, os satélites de retransmissão Queqiao e Queqiao-2 estão operando na órbita ao redor da Lua. O Queqiao retransmite comunicação Terra-Lua para a Chang’e 4 e Yutu-2. Após completar a missão para a Chang’e 6, o Queqiao-2 conduzirá observações científicas em órbita enquanto espera a chegada da Chang’e 7, previsto para lançar em 2026.
Algumas imagens recentes obtidas pela Yutu-2
As imagens são da mesma fonte da notícia.