A televisão mais avançada atualmente no mercado é a TV de LED, cujo funcionamento é o assunto deste post.
Os LEDs da TV
Um monitor de TV tem muitos LEDs. Estes componentes substituíram as lâmpadas fluorescentes de cátodo frio (CCFL), que são parte das TVs LCD. Esta é a diferença entre a TV LCD e a TV de LED. A grande vantagem dos LEDs é a economia de energia.
Os LEDs da TV ficam em uma matriz e são controlados por um circuito eletrônico chamado driver.
Este é um exemplo de driver de LEDs, sua função é elevar a tensão CC de entrada e fornecer uma corrente constante para os LEDs.
Para saber como os LEDs funcionam, clique no botão abaixo.
Como funciona o LED?Clique aqui
Polarizando a luz
A TV de LED polariza a luz da mesma forma que a TV LCD. Tem filtros de vidro, filmes polarizadores e uma camada de LCD com transistores de filmes finos, que é controlada eletricamente por eletrodos para subpixels. Esta figura mostra a estrutura da tela de uma TV LCD, que é a mesma de uma TV de LED, exceto a matriz de LEDs no lugar das lâmpadas fluorescentes.
No post sobre o funcionamento do LCD, eu já expliquei como funciona o cristal líquido e como ele polariza a luz, clique no botão abaixo para ver.
Display de Cristal LíquidoClique aqui
Reproduzindo as cores
Como a TV de LED reproduz as cores? Os LEDs de fundo emitem luz branca, que é a soma de todas as outras cores. Cada pixel tem filtros das três cores primárias: azul, verde e vermelho.
A cor do pixel depende da polarização dos cristais líquidos, que são controlados pelos transistores de filme fino. A combinação e a intensidade das três cores primárias produzem todas as outras cores.
Outras Vantagens
Além da economia de energia, outras vantagens deste tipo de TV sobre as de LCD são:
- Melhor qualidade de cores;
- Melhor contraste e área escura;
- Telas podem ser maiores e têm menor espessura;
- Pode ser vista em um ângulo maior.