Automação, Consumo de energia, Eletrônica de potência, Energia, Instrumentação

Como funciona o multimedidor de energia?

Atendendo a pedidos, o assunto deste post é o multimedidor, um instrumento que faz várias medições elétricas, para ajudar no gerenciamento de energia.

O que o multimedidor faz?

Este instrumento é instalado em painéis elétricos e mede tensão, corrente, potências ativa e reativa, fator de potência e frequência. Alguns modelos mais completos medem também o consumo de potência, o ângulo de fase, as distorções harmônicas total e por ordem. Estes serão assunto para um futuro post. O multimedidor é usado no monitoramento do consumo de energia e pode medir as três fases de uma vez.

Como funciona?

Sensores

Para medir a tensão e a corrente elétrica, são usados transformadores de potencial e corrente respectivamente. O transformador de corrente (TC) possui um enrolamento primário com poucas espiras e um núcleo ferromagnético. A corrente medida produz um campo magnético, que é detectado pelo enrolamento primário devido à Lei da Indução de Faraday.

transformador de corrente
Um exemplo de transformador de corrente. Fonte: calimport.

Com o TC, não há necessidade de abrir o circuito para medir a corrente. Alguns transformadores de potencial funcionam como os transformadores bem conhecidos, estes já foram explicados no post cujo link está abaixo.

TransformadoresClique aqui

No entanto, existem características construtivas e vários tipos de transformadores de medição que ficarão para um outro post. Vários sensores são acoplados em barras para transmitirem as medidas para o gerenciador de dados.

Gerenciador de dados (Data manager)

Coleta informações dos sensores por meio da interface RS-485, converte as grandezas em sinais digitais por meio de conversores analógico-digital e as envia para displays de LEDs ou LCD. Os cálculos para obter outras grandezas é feito por microprocessadores.

data manager para o multimedidor
Um exemplo de data manager para o multimedidor. Fonte: ISEL.

Alguns gerenciadores de dados podem ler até 96 sensores, com 96 disjuntores monofásicos, 48 bifásicos ou 32 trifásicos. 

Comunicação

Os multimedidores podem transmitir informações sobre o circuito remotamente e se comunicar com outros dispositivos. Isto é possível pelo padrão elétrico RS-485 e protocolos de comunicação como o MODBUS-RTU. Além de poder transmitir as informações para servidores na nuvem

Outras informações

O multímetro é portátil enquanto o multimedidor é fixo. Os multímetros só fazem as medidas básicas: tensão, corrente, resistência e capacitância. Monitorando as grandezas elétricas, os multimedidores ajudam na economia de energia, pois as medições auxiliam no gerenciamento e na tomada de decisões para a redução de consumo.

Me foi perguntado o que acontece se um multimedidor para 50 Hz for usado em uma rede de 60 Hz ou vice-versa. É improvável que ocorra algum problema, pois não há nenhum componente crítico que funcione apenas em uma frequência. Quase todos os multimedidores funcionam em ambas as frequências.

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *