Espaço, Exploração, Notícia

As primeiras imagens do Euclid

A agência espacial europeia (ESA) divulgou as primeira imagens obtidas pelo telescópio espacial Euclid, que investiga o universo escuro.

Mais informações sobre o EuclidClique aqui

Fonte: Phys.org (Traduzido para o Português)

A missão Euclid, que investigará os mistérios da matéria escura e da energia escura, divulgou as primeiras cinco imagens na terça-feira, no dia 7 de Novembro. O observatório, liderado pela ESA com a contribuição da NASA, está programado para iniciar as operações científicas regulares no início de 2024.

“Juntos, a NASA e a ESA estão preparando o caminho para uma nova era da cosmologia, para o telescópio espacial da NASA, o Nancy Grace Roman, que será construído no que foi aprendido com o Euclid, e adicionalmente, examinará objetos na periferia do nosso Sistema Solar, descobrindo milhares de novos planetas, explorando galáxias novas e além”, disse Nicola Fox, administradora associada da Diretoria de Missões Científicas, na sede da NASA, em Washington.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no sul da Califórnia, enviou hardware crítico para um dos instrumentos do Euclid. Além disto, a NASA estabeleceu um centro de dados científicos do Euclid nos EUA e as equipes de ciência da NASA se juntarão aos outros cientistas do Euclid para estudar a energia escura, a evolução das galáxias e a matéria escura.

A missão Nancy Grace Roman também estudará a energia escura e será complementar à missão Euclid.

Durante a missão planejada de 6 anos, o Euclid produzirá o mais extensivo mapa 3D do Universo, cobrindo quase um terço do céu e com bilhões de galáxias a 10 bilhões de anos-luz da Terra.

Para isto, o Euclid precisa de um amplo campo de visão, que permite estas imagens cobrirem uma grande área. Desta forma, o Euclid difere de outros observatórios, como o James Webb da NASA, que foca em menores áreas no céu, mas oferece imagens de alta resolução. Observatórios de campo amplo como o Euclid, podem observar grandes regiões do céu muito mais rápidos que telescópios direcionados. Além disto, o Euclid possui alta resolução em comparação com as missões anteriores de visão ampla, significando que pode ver mais galáxias em cada imagem que os telescópios anteriores.

A matéria escura é cinco vezes mais abundante que a matéria comum. Então, se a influência expansiva da energia escura mudou com o passar do tempo, a mudança devia ser gravada na distribuição de matéria escura pelo universo e o mapa 3D do Euclid deve capturar isso.

A missão Roman da NASA estudará uma seção menor do que a do Euclid, mas fornecerá imagens de alta resolução de centenas de milhões de galáxias e observará mais profundamente o passado do universo, fornecendo informações complementares. O lançamento está agendado para Maio de 2027.  

Imagens obtidas pelo Euclid

Todas as imagens mostradas foram tiradas da mesma fonte da notícia.

Euclid perseu
O aglomerado de Perseu, a 240 milhões de anos-luz da Terra.
Euclid galáxia espiral IC 342
A galáxia espiral IC 342, a 11 milhões de anos-luz da Terra.
Euclid galáxia NGC 6822
A galáxia NGC 6822, a 1,6 milhões de anos-luz.
Euclid cabeça de cavalo.
A Nebulosa da Cabeça de Cavalo ou Barnard 33, pertence à constelação de Órion e está a 1375 anos-luz de distância.
O aglomerado globular NGC 6397, é um conjunto de várias estrelas, mas não formam uma galáxia.

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *