Foi revelado o ônibus espacial não tripulado Haolong, que transportará cargas para a estação espacial e pousará como um avião.
Fonte: Aviation Week Network (Traduzido para o Português)
A subsidiária da AVIC, o Instituto de Design de Aeronaves de Chengdu, revelou o ônibus espacial cargueiro reutilizável.
A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) selecionou a nave espacial como um dos dois projetos propostos de naves espaciais de carga acessíveis.
Revelado no show aéreo de Zhunhai, o Haolong possui uma grande envergadura com alta relação sustentação-arrasto, um nariz rombudo e asas deltas levantadas. Fang Yuanpeng, projetista chefe do Haolong, disse à mídia estatal Global Times, que a espaçonave tomou como referência o projeto Dream Chaser dos EUA. Mas, em vez de um módulo Shooting Star descartável, o compartimento de carga do Haolong é integrado à fuselagem.
O Haolong mede 10 metros de comprimento e 8 metros de largura, pesando aproximadamente 7000 kg, metade do módulo de carga Tianzhou.
A espaçonave será lançada de um foguete transportador, mas retornará à Terra como um avião convencional, pousando em uma típica pista de pouso. Fang afirmou que a alta relação sustentação por arrasto dá ao Haolong significativa manobrabilidade no espaço, facilitando uma maior janela de retorno. Ele acrescentou que o custo operacional acessível dá ao CMSA a flexibilidade para despachar a carga, como comida fresca e trocar materiais de pesquisa científica.
Fang disse que a AVIC completou a fase de projeto do programa e procederá com a fase de desenvolvimento de engenharia, antes de iniciar com uma missão de carga para o espaço.