CDMA é a abreviatura de Code Division Multiple Access (Acesso Múltiplo de Divisão de Código). Foi uma tecnologia usada em celulares e é o assunto deste post.
Tecnologias de acesso múltiplo
CDMA é uma tecnologia de acesso múltiplo, mas não é a única. FDMA significa Frequency Division Multiple Access (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência), divide a banda de frequência em vários canais. Cada assinante tem um canal que pode transmitir voz. O número de canais depende da largura de banda de cada canal. O FDMA é usado em sistemas analógicos.
TDMA é a abreviatura de Time Division Multiple Access (Acesso Múltiplo de Divisão do Tempo). No TDMA, vários usuários podem utilizar o mesmo canal, que é dividido em intervalos de tempo. Cada assinante tem uma sequência periódica de intervalos de tempo.
Como funciona o CDMA?
No CDMA, todos os usuários podem transmitir na mesma banda de frequência e ao mesmo tempo, usando a técnica do espalhamento de espectro. Porém, cada transmissor e receptor têm um único código de pseudo-ruído para evitar interferência e garantir privacidade. Esta característica permite muito espaço para transferência de dados.
Esta tecnologia era usada em celulares 2G e 3G, a norma para 2G era o IS-95A, uma grande largura de banda impede que interferências bloqueiem o sinal. Opera na faixa de frequência UHF, próximo de 800 MHz ou 1,9 GHz e tem velocidade de 14,4 kbps (kilobits por segundo). O canal precisa de uma largura de banda de 1,25 MHz
Arquitetura
Esta é a arquitetura do sistema na norma IS-95A ou CDMAone, as conexões representam as interfaces.
MS é a estação móvel, os celulares. BTS é a estação base transceptora, transmite e recebe os sinais de celular, o controlador de estação base (BSC) controla as estações BTS, a potência de transmissão e faz as conexões. MSC é o centro móvel de comutação, faz a ligação entre os usuários e fornece interface entre a rede de rádio e o PSTN, a rede de telefonia. O HLR é o registrador que armazena localização do MS e informações sobre o assinante. SMS-SC é o centro de serviço de mensagens curtas.
CDMA IS-95B
É uma variação para celulares 2.5G com uma velocidade de dados de 115 kbps. O CDMA IS-95B deu origem ao CDMA-2000 de terceira geração (3G), que influenciou na criação do LTE atual de 4G. Outras tecnologias serão assunto para futuros posts.