Como um raio pode matar vários animais ao mesmo tempo? A resposta é a tensão de passo e a explicação deste fenômeno é o assunto do post.
O fenômeno da tensão de passo
Quando um raio atinge um ponto na Terra, um potencial elétrico é gerado neste ponto. O potencial elétrico (voltage) no solo diminui à medida que se afasta do ponto onde caiu o raio, devido à dissipação da corrente. A tensão elétrica em um ponto, produzida por um raio, pode chegar a milhões de volts, mais do que o suficiente para romper o dielétrico do solo, ou seja, transformando-o em condutor.,
A corrente elétrica produzida pela tensão de passo é mais perigosa para animais quadrúpedes do que para bípedes. Pois esta corrente pode passar pelos órgãos vitais nos animais quadrúpedes, enquanto que nas pessoas, a corrente passa apenas pela parte de baixo.
Medidas de proteção
- Andar com passos curtos em locais de risco para minimizar a diferença de potencial entre os pés.
- Durante as tempestades, as pessoas e os animais devem ficar longe das árvores, pois há considerável probabilidade dos raios atingirem estas.
- Alguns locais de risco contêm uma malha metálica de aterramento dentro do solo, para minimizar a diferença de potencial entre as diferentes distâncias. As normas técnicas para a implementação devem ser seguidas.