Robôs de telepresença ou avatares robóticos são máquinas para comunicação e interação com ambientes distantes. Serão utilizados em muitas áreas e são o assunto deste post.
Como são?
Alguns robôs de telepresença são máquinas de videoconferência com um sistema de locomoção. O operador vê o ambiente com a câmera do robô e pode se comunicar com quem estiver presente no ambiente.

Em alguns robôs, é possível instalar um tablet ou smartphone para o operador ter uma presença virtual onde o robô for.

Também existem robôs de telepresença com uma aparência mais “robótica”. Têm braços, pernas e outros atuadores para manipular objetos e operar em ambientes perigosos como o espaço. Este é avatar robótico russo SAR-401, é usado na Estação Espacial Internacional.
![]()
Comunicação e controle
Um robô de telepresença pode ser controlado pela internet por meio de Wi-Fi ou 4G/LTE. O WebRTC é um software de código aberto que permite comunicação em tempo real entre browsers e dispositivos móveis. Browser é um programa para navegar pela internet como Google Chrome, Opera, etc.
![]()
No robô, a comunicação entre o dispositivo móvel e o sistema de locomoção é por meio do Bluetooth. Já foi publicado um post mostrando o funcionamento do Bluetooth.
Existem vários tipos de sistemas de locomoção, inclusive com Arduino. Robôs com apenas 2 rodas, como o Double, têm um sistema de equilíbrio.

Avatares robóticos mais avançados são controlados pelos movimentos do operador em um sistema mestre-escravo. Os movimentos do operador são detectados pelos sensores de força, temperatura e toque. Atuadores de vibração, força e pressão servem para o operador sentir os objetos manipulados pelo robô.

![]()
Alguns avatares robóticos podem ser controlados diretamente pelo cérebro através de um EEG ou aparelho de ressonância magnética.
![]()
Clique no botão para saber sobre controle por pensamento.
Interface cérebro-máquinaClique aqui
Vantagens e desvantagens
As vantagens de usar robôs de telepresença são:
- Maior mobilidade e adaptabilidade de videoconferência.
- Redução de gastos com deslocamento e aumento da produtividade.
- Pode entrar em áreas perigosas sem riscos.
Algumas desvantagens:
- Autonomia é limitada devido às baterias.
- Alguns sugerem explorar o espaço com avatares. Devido ao limite da velocidade da luz, vai ter um tempo de atraso na comunicação entre o operador e o robô. Esta janela mostra o atraso de comunicação com a Mars Express, nave na órbita de Marte.

- Limite de mobilidade, por exemplo, um robô de telepresença com rodas não pode subir escadas.

